Eliminação de componentes do sistema de travagem com defeito | HELLA
Geral
A proteção ambiental operacional é um critério importante para cada oficina no seu trabalho diário. No decurso de revisões ou reparações, são produzidos diariamente resíduos que não podem ou não devem ser simplesmente eliminados no lixo doméstico. Os diferentes tipos de resíduos foram normalizados pela União Europeia na lista europeia de resíduos (LER). A cada tipo de resíduo foi atribuído um código de resíduo universal.
Códigos de resíduo (AVV)
Os resíduos de desmontagem ou de manutenção do sistema de travagem são atribuídos e eliminados da seguinte forma.
1. Calços de travão
- Os calços de travão são atribuídos ao AVV 16 01 12 e, dependendo da autoridade ou da empresa de gestão de resíduos, podem ser reciclados, enviados para metais ferrosos ou eliminados num aterro.
- Os calços de travão de origem desconhecida ou que contenham amianto são atribuídos ao AVV 16 01 11 e têm de ser tratados e eliminados como resíduos tóxicos.
2. Discos de travão e tambores de travão
- Os discos de travão e tambores de travão são classificados como metais ferrosos e, portanto, atribuídos ao AVV 16 01 17.
- Estes devem ser eliminados como sucata metálica.
3. Pinças de travão e cilindros de travão da roda
- Os componentes completamente esvaziados podem ser atribuídos a metais ferrosos.
4. Líquido dos travões
- O líquido dos travões usado é classificado como resíduo perigoso e atribuído ao AVV 16 01 13.
- As opções de eliminação neste caso são a reciclagem ou a eliminação como resíduo de monitorização especial.
Aviso
Nem sempre é possível atribuir claramente todos os resíduos produzidos na oficina. As fichas técnicas de segurança do fabricante do produto, um telefonema para a empresa de gestão de resíduos ou para a autoridade responsável podem ser úteis neste caso.