Devido à grande variedade de designs de eixos por parte dos fabricantes de veículos, os rolamentos das rodas e os anéis de impulso do sistema de travagem antibloqueio (ABS) também estão integrados nos discos de travão.
Dependendo do modelo do sistema de travagem ABS, a estrutura do disco de travão e o tipo de rodas de impulsão podem variar.
Exemplo 1 (Fig. 1):
Disco de travão sem rolamento da roda com anel de impulso montado permanentemente e dentes dispostos verticalmente (A).
Exemplo 2 (Fig. 2):
Disco de travão com rolamento da roda (B) com anel de impulso montado permanentemente e dentes dispostos horizontalmente (A).
Como roda de impulsão, pode ser utilizado também, por exemplo, um anel multipolar (roda do codificador), que está ao mesmo tempo instalado no anel de vedação do rolamento da roda. Neste anel de vedação, estão aplicados ímanes com polos invertidos.
Ao preparar uma reparação dos travões, a estrutura do respetivo travão de roda deve ser sempre tida em consideração, devido à grande variedade de modelos. Os rolamentos das rodas e os anéis de impulso nem sempre fazem parte do disco de travão ou estão incluídos no respetivo volume de fornecimento. Neste caso, as peças necessárias podem ser convertidas do disco de travão antigo para o novo ou, se necessário, encomendadas suplementarmente e substituídas.
Fig. 1
Fig. 2
O anel de impulso instalado no disco de travão serve como um transmissor de sinal para o sensor de velocidade de rotação das rodas. Estes sensores passivos, mostrados no nosso exemplo, estão montados diretamente acima da roda de impulsão (Figura). O movimento rotativo da roda de impulsão e a alteração associada do dente e do entredente provoca uma alteração no fluxo magnético. Este campo magnético variável é transmitido como um sinal para o módulo de comando através do sensor de velocidade de rotação das rodas. A frequência e as amplitudes deste sinal estão relacionadas com a velocidade de rotação das rodas.
Informações detalhadas sobre a função dos diferentes sensores de velocidade de rotação das rodas podem ser encontradas na brochura da Hella “Sensores de velocidade de rotação das rodas em veículos a motor”.
O rolamento da roda faz parte da suspensão e tem a função de guiar e suportar eixos e veios. Ao mesmo tempo, absorvem forças axiais e radiais.
As forças radiais criadas pelo movimento rotativo atuam no rolamento em ângulos retos em relação ao eixo longitudinal. As forças axiais, por outro lado, atuam sobre o rolamento da roda na direção do eixo longitudinal, por exemplo, devido a curvas. Nesta situação, o rolamento da roda é sujeito a uma carga muito elevada.
Estes modelos de discos de travão requerem um maior grau de cuidado por parte do técnico durante a reparação.
O rolamento e o anel de impulso podem ser danificados por uma eventual montagem incorreta.
Um erro de montagem pode afetar a vida útil do rolamento da roda ou causar uma falha de funcionamento do sistema de travagem antibloqueio.
Observar sempre os avisos de montagem dos respetivos fabricantes dos travões e do veículo.
Aviso importante de segurança
Não ajuda em nada
Muito útil