O compressor de alta voltagem é utilizado em veículos com tecnologia Full-Hybrid e não depende do funcionamento do motor de combustão.
Isto torna possível aumentar o conforto da climatização do veículo. O habitáculo aquecido pode agora ser pré-arrefecido até à temperatura desejada, mesmo antes do arranque, também através de um controlo remoto. Esta refrigeração estacionária só pode ser efetuada em função da disponibilidade de capacidade da bateria.
Nesse sentido, o compressor é controlado com a menor potência possível, tendo em consideração os requisitos necessários para a climatização. Nos compressores de alta voltagem utilizados atualmente, a regulação da potência ocorre através de uma adaptação adequada da velocidade de rotação em níveis de 50 min-1. Por essa razão, é possível prescindir de uma regulação da potência interna.
Contrariamente ao princípio da placa oscilante, aplicado prioritariamente na área dos compressores acionados por correias, nos compressores de alta voltagem recorre-se ao princípio de scroll para comprimir o agente refrigerante.
As vantagens são: uma redução do peso de aprox. 20% e uma diminuição da cilindrada pelo mesmo valor com potência idêntica.
Para produzir o respetivo binário grande para o acionamento do compressor elétrico. Neste caso, recorre-se a uma tensão contínua acima de 200 volts.
Formação adicional necessária sobre reparação de veículos híbridos! Para poder efetuar a manutenção e a reparação de sistemas de gestão térmica complexos em veículos híbridos, é imprescindível possuir uma formação adicional permanente. Os colaboradores que realizam trabalhos nesse tipo de sistemas de alta voltagem necessitam, por exemplo na Alemanha, de uma formação adicional de 2 dias como “Técnicos eletricistas para sistemas de alta voltagem”.
Os conhecimentos aí adquiridos permitem avaliar o perigo em trabalhos necessários no sistema, e, por outro lado, também permitem estabelecer a ausência de tensão durante esses mesmos trabalhos. É proibido efetuar trabalhos em sistemas de alta voltagem sem uma formação adequada.
Os trabalhos gerais de revisão e reparação (por exemplo, sistemas de escape, pneus, amortecedores, mudanças de óleo, mudanças de pneus, etc.) só podem ser efetuados por colaboradores que tenham sido informados dos perigos destes sistemas de alta voltagem por um “Técnico eletricista para sistemas de alta voltagem” e que tenham recebido instruções nesse sentido. Além disso, é obrigatório utilizar ferramentas que correspondam às especificações dos fabricantes de automóveis híbridos! Na revisão e no serviço de ar condicionado, é necessário certificar-se de que os componentes elétricos do ar condicionado não são lubrificados com os óleos PAG comuns, uma vez que estes não apresentam as características de isolamento necessárias. Por essa razão, normalmente é utilizado óleo POE ou um óleo PAG especial, que possui estas características. Por conseguinte, para a revisão do ar condicionado e para o serviço de ar condicionado em veículos híbridos, devem ser utilizados aparelhos de serviço de ar condicionado com uma função de lavagem interna e um reservatório de óleo novo separado, de modo a excluir uma mistura de óleo novo dos diferentes tipos de óleo.
O compressor de alta voltagem
1: Inversor e unidade de comando
2: Unidade de motor elétrico
3: Unidade de compressor scroll
4: Carcaça do compressor
5: Ligação de baixa pressão
6: Ligação de alta pressão
Aviso importante de segurança
Não ajuda em nada
Muito útil