O farol totalmente LED
Aqui você encontra informações úteis e dicas valiosas relacionadas com a temática da substituição e regulagem de um farol LED em um Mercedes-Benz W212.
Aviso importante de segurança
As seguintes informações técnicas e dicas práticas foram elaboradas pela HELLA, com o intuito de apoiar as oficinas profissionalmente nos trabalhos do dia a dia. As informações disponibilizadas neste web site apenas devem ser utilizadas por pessoal especializado e devidamente qualificado.
As exigências crescentes à iluminação de veículos, aumentam os desafios para o sistema de iluminação no veículo motorizado. Faróis LED com funções de luz inovadoras estão integrados tecnicamente nos sistemas de modelos automotivos modernos. O monitoramento das funções é realizado por módulos de comando supraordenados. Uma substituição aparentemente simples de um farol exige passos de trabalho especiais para um diagnóstico e reparo profissionais.
As informações e trabalhos de serviço seguintes são realizados exemplarmente em um Mercedes-Benz W212 (ano de fabrico 2014), mas também podem ser aplicados a outros modelos de automóveis com sistemas similares.
A falha dos faróis LED pode ter as consequências seguintes:
As seguintes causas podem ser responsáveis pela falha ou pelo mau funcionamento:
Os faróis LED ou a iluminação do veículo são monitorados por módulos de comando supraordenados. Os erros ocorridos são registrados na memória de falhas do módulo de comando e podem ser consultados com um equipamento de diagnóstico.
Em alguns modelos de veículos, um erro no sistema pode ser complementarmente acompanhado por um aviso de advertência no display do painel de instrumentos. Porém, antes de iniciar o diagnóstico do módulo de comando, recomenda-se que, em uma primeira fase da detecção de erros, seja realizado um controle visual nos vários componentes do sistema.
No âmbito de um diagnóstico do módulo de comando, é possível recorrer a diversas funções e informações do veículo.
Código de falha
Parâmetros
Teste do atuador
Antes de ser possível regular os faróis têm que ser realizados os seguintes trabalhos no veículo:
O veículo e o aparelho de regulagem dos faróis devem estar sobre um piso plano e nivelado (local de regulagem dos faróis de acordo com os requisitos específicos do país).
Para apoiar a rede de bordo se aconselha a conectar um carregador de bateria adequado.
As diferentes possibilidades de diagnóstico foram apresentadas, a título de exemplo, com base no equipamento de diagnóstico mega macs 77. A profundidade de verificação e a diversidade de funções podem variar consoante o fabricante do veículo e dependem da configuração do sistema do módulo de comando.
Conectar um equipamento de diagnóstico e alinhar o aparelho de regulagem dos faróis à frente do veículo.
Regular a roda de escala no SEG analógico em 1%. Regular a luz mecanicamente em posição horizontal na linha de referência da regulagem em altura ou o limite claro/escuro vertical na linha O° (Figura 4).
Usar no SEG digital a seleção do veículo/do sistema de faróis. Selecionar a pré-inclinação de 1% . Em seguida, com a ajuda das linhas digitais, regular mecanicamente a luz de forma correta (Figura 5).
Confirmar os novos valores no equipamento de diagnóstico após a regulagem.
Os trabalhos de reparo no sistema de iluminação do veículo somente devem ser realizados por técnicos especializados devidamente qualificados. Trabalhos de reparo mal executados podem provocar falhas no sistema e ferimentos consideráveis. Ter atenção aos avisos de segurança e de montagem, dos respectivos fabricantes de sistemas e automotivos, durante todos os trabalhos de reparo no sistema de iluminação.
Nesse vídeo mostramos a substituição profissional de um farol totalmente LED, em um Mercedes-Benz W212 (ano de fabrico 2014).
Após substituir o farol, componentes individuais ou módulos de comando, pode ser necessário adaptar ou ajustar o software do módulo para a respectiva periferia do veículo! Dependendo do procedimento de reparo, os códigos LED podem ser codificados ou podem ser registrados novos módulos de comando. Esses procedimentos são geralmente realizados on-line com um equipamento de diagnóstico. Isso requer uma autorização de acesso ao portal on-line do respectivo fabricante do veículo.
Neste exemplo prático, a configuração dos faróis LED é realizada usando um equipamento de diagnóstico Hella Gutmann macsRemote e MacsRemote Services.
A programação é realizada remotamente usando um equipamento de diagnóstico adequado. A única coisa de que precisa é uma conexão estável com o servidor do respectivo fabricante do veículo.
Por exemplo, após a substituição de um módulo de comando, são realizados os seguintes procedimentos e funções de programação.
Após a conexão com o veículo, é primeiro solicitada a identificação do veículo e os códigos dos módulos de comando. Após a identificação bem-sucedida, os novos módulos de comando são inicializados. Neste processo automatizado, o hardware, a versão do software e a variante do módulo de comando são registrados e configurados no veículo.
Dependendo do veículo e da configuração do sistema, são realizadas as seguintes adaptações para o comissionamento:
Após uma programação bem-sucedida, é realizado automaticamente um teste de funcionamento no farol. Neste ciclo de referenciamento são testadas as funções do farol (Figura 01 a Figura 04).
No âmbito da programação, a cor das lanternas LED também é configurada.
Essa função é necessária para coordenar de forma ideal as lanternas LED do novo farol, com a configuração do veículo.
O código LED é atribuído individualmente à respectiva unidade de iluminação e é afixado na carcaça do farol. Durante a programação, o código LED tem que ser lido e inserido no aplicativo de diagnóstico.
Para evitar atrasos desnecessários na programação, fotografe o código LED antes da montagem do farol LED!
Dependendo do modelo do veículo e da região onde vai ser usado, pode ser necessária uma adaptação posterior dos faróis. Dependendo da função, essa adaptação pode ser realizada através da eletrônica do veículo ou por um suporte técnico on-line.
Devem ser adaptados, por exemplo, os requisitos específicos do país.
Os regulamentos/requisitos específicos do país podem ser, por exemplo, as seguintes condições de ativação do farol.
Codificações de luz:
Não ajuda em nada
Muito útil