INFORMAÇÃO RESUMIDA
Sensor de NOx

➔ Testado segundo os padrões de qualidade HELLA

➔ Cumpre as especificações OEM

➔ Durante o desenvolvimento do produto, foi dada especial atenção à resistência às vibrações do motor e às temperaturas elevadas.

➔ Os sensores de NOx fazem parte do equipamento de série dos veículos ligeiros de passageiros e dos veículos utilitários/comerciais que cumprem as normas Euro 5 e Euro 6

Filtrar por:
Filtrar por:

CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO

Aplicação

Gama abrangente para veículos ligeiros de passageiros e utilitários com diferentes referências, adequada para as aplicações mais importantes a nível mundial.

Construção e funcionamento

O sensor de NOx é constituído por uma sonda e um módulo de comando. Estes estão fixamente unidos por uma cablagem e formam uma unidade. Esta unidade de sensor está instalada no sistema de escape e é utilizada para detetar óxidos de azoto no fluxo dos gases de escape.

O sensor de NOx é um componente importante do sistema de pós-tratamento para a redução de NOx, utilizado em veículos a gasóleo com sistemas SCR (redução seletiva catalítica seletiva) à base de ureia. O sensor permite o cumprimento dos valores de emissão rigorosos a partir da norma Euro 5. Assim, o sensor de NOx garante a dosagem perfeita de AdBlue pelo sistema do motor, assegurando uma redução efetiva dos óxidos de azoto, que são prejudiciais para o ambiente.

Se o sistema SCR estiver equipado com um sensor de NOx a montante e outro a jusante, o sensor a jusante tem a tarefa de monitorizar o funcionamento do catalisador SCR.

Montagem

Montagem simples graças às dimensões 1:1 de acordo com os padrões de qualidade OE. As instruções de montagem são fornecidas com o produto.

ESTRUTURA ESQUEMÁTICA

O fluxo de gases de escape resultante do funcionamento do motor diesel entra no catalisador de oxidação diesel (DOC) e depois no filtro de partículas diesel (FPD). Assim que a saturação do filtro de partículas FPD atingir um valor específico, é necessária a realização de uma limpeza.

Esta regeneração do filtro de partículas é automaticamente ativada e monitorizada durante a marcha, pelo respetivo módulo de comando do sistema supraordenado. Além disso, os veículos podem também estar equipados com um sistema SCR (redução seletiva catalítica) para reduzir as emissões de óxido de azoto.

A adição precisa de um agente redutor (AdBlue) no sistema de escape provoca uma reação química, na qual os óxidos de azoto (NOx) são convertidos em azoto (N2) e água (H2O) . Em combinação com um catalisador de purificação (ASC), o amoníaco (NH3) em excesso pode ser convertido em azoto (N2).

DETALHES TÉCNICOS

Dados técnicos
Tensão de alimentação12 V & 24 V
Gama de medição0–3000 ppm
Temperatura de serviço–40 °C até 800 °C
Resistência às vibraçõesSim
Rosca do sensorM20 x 1,5
PesoAprox. 300 g
Classe de proteçãoIP6K9K
Esboço em escala (exemplo)
Distribuição dos pinos (exemplo)

Pino 1: Alimentação de tensão
Pino 2: CAN high
Pino 3: Massa
Pino 4: CAN low

1 O que é um sensor de NOx e qual a sua função num veículo?

Um sensor de NOx mede a quantidade de óxido de azoto nos gases de escape que são emitidos do motor para a atmosfera através do sistema de pós-tratamento dos gases de escape.


2 Como escolher o sensor de NOx correto para o seu veículo?

Leia a referência do sensor a ser substituído ou obtenha a referência OE no EPC relevante com base no VIN (número de identificação do veículo).


3 Como podemos evitar erros de diagnóstico ao considerar a substituição de um sensor de NOx?

Verifique o sistema antes da substituição do sensor de NOx. Verifique o sistema após a montagem do novo sensor de NOx.


4 O que acontece quando se conduz com um sensor de NOx com defeito?

Assim que o veículo detetar o erro, o módulo de comando do veículo inicia uma contagem decrescente específica do fabricante, com base nos regulamentos de emissões aplicáveis. Este processo conduz rapidamente a uma redução contínua do binário do motor e da velocidade do veículo durante um período de tempo, de modo que o condutor possa visitar a oficina especializada mais próxima e corrigir o problema dos gases de escape.


5 Qual é o fator mais importante que pode reduzir a vida útil de um sensor de NOx?

Uma manutenção do motor insuficiente é um dos principais fatores que podem reduzir a vida útil de um sensor de NOx. Com o tempo, isto pode levar a um desgaste excessivo do motor, o que, por sua vez, causa a contaminação dos gases de escape como, por exemplo, uma mistura de combustível/ar desequilibrada que afeta diretamente a cabeça do sensor exposta.


6 Que componentes podem ser afetados por um sensor de NOx com defeito?

É importante ter em consideração que a não substituição de um sensor de NOx com defeito pode, a médio/longo prazos, ter consequências graves e irreversíveis para componentes dispendiosos do sistema de pós-tratamento dos gases de escape, como o FPD (filtro de partículas diesel) ou SCR (redução seletiva catalítica).