[1] Frost & Sullivan
Um avançado desenvolvimento baseado em iluminação de curva dinâmica é o sistema adaptativo de iluminação automóvel (AFS). Esse sistema utiliza o ângulo de caster e a velocidade do veículo como parâmetros para iluminar a pista. Com base nessas informações internas, um cilindro do módulo VarioX é usado para criar vários tipos de distribuição de luz, incluindo luz para zona urbana, luz para zona rural, luz para condições climáticas adversas e luz para estrada.
O desenvolvimento da linha de corte adaptável (adaptive cut-off line, aCOL) avançou mais uma etapa. Esse recurso também utiliza dados coletados dos arredores do veículo para gerar a distribuição de luz. Uma camera detecta o tráfego próximo e os carros à frente e um motor de passo gira o cilindro do módulo VarioX para a posição necessária dentro de milissegundos. Isso significa que o cone de luz sempre termina imediatamente em frente ao tráfego próximo ou logo atrás do carro à sua frente.
A função de farol alto livre de ofuscamento significa que o condutor pode dirigir com o farol alto em todos os momentos. Se a camera detecta outro tráfego na pista, a distribuição da luz dos faróis altos é ajustada para mascarar a área específica.
Agora usados para iluminar áreas mais amplas do que nunca, os LEDs também executarão a função contrária no futuro. As funções de projeção de luz direcionada permitirá a iluminação específica de determinados tipos de objetos, como crianças brincando na beira da estrada. Isso chama antecipadamente a atenção do condutor para esses riscos potenciais, permitindo respostas mais rápidas.