Faróis
 

Fontes de luz

Cinquenta por cento de todos os motoristas sentem-se estressados sob condições de visibilidade ruim.[1] A tensão diminui se a pista à frente é bem iluminada; uma boa iluminação é o melhor sistema de visão noturna. Desde quando os carros foram inventados, a HELLA tem definido marcos de inovação e buscado uma postura direcionada para o futuro para sistemas e produtos de iluminação. Nos enfocamos no aprimoramento do conforto e segurança ao dirigir, além do design atraente dos produtos de iluminação da HELLA permitir que os fabricantes consigam designs de veículos e estratégias de posicionamento específicos. Saiba mais sobre a nossa gama de produtos de iluminação e segmentos de produtos individuais.

[1] Frost & Sullivan

10/26/2012

Halogênio

 
 

Xenônio

 
 

LED

 
 
 
 

Sistemas de iluminação

Um dos primeiros sistemas de assistência baseados em luz foi a função de iluminação de curva dinâmica, que foi introduzida em 2003. Nesse sistema, os módulos de luz giram de acordo com o ângulo de caster, quase dobrando a extensão da visibilidade em uma curva.

Um avançado desenvolvimento baseado em iluminação de curva dinâmica é o sistema adaptativo de iluminação veicular (AFS). Esse sistema utiliza o ângulo de caster e a velocidade do veículo como parâmetros para iluminar a pista. Com base nessas informações internas, um cilindro do módulo VarioX é usado para criar vários tipos de distribuição de luz, incluindo luz para zona urbana, luz para zona rural, luz para condições climáticas adversas e luz para estrada.

O desenvolvimento da linha de corte adaptável (adaptive cut-off line, aCOL) avançou mais uma etapa. Esse recurso também utiliza dados coletados dos arredores do veículo para gerar a distribuição de luz. Uma câmera detecta o tráfego próximo e os carros à frente e um motor de passo gira o cilindro do módulo VarioX para a posição necessária dentro de milissegundos. Isso significa que o cone de luz sempre termina imediatamente em frente ao tráfego próximo ou logo atrás do carro à sua frente.

A função de farol alto livre de ofuscamento significa que o condutor pode dirigir com o farol alto em todos os momentos. Se a câmera detecta outro tráfego na pista, a distribuição da luz dos faróis altos é ajustada para mascarar a área específica.

Agora usados para iluminar áreas mais amplas do que nunca, os LEDs também executarão a função contrária no futuro. As funções de projeção de luz direcionada permitirá a iluminação específica de determinados tipos de objetos, como crianças brincando na beira da pista. Isso chama antecipadamente a atenção do condutor para esses riscos potenciais, permitindo respostas mais rápidas.

10/18/2012

Adaptive Frontlighting System (sistema adaptativo de iluminação veicular - AFS).

 
 

Linha de corte adaptável

 
 

Linha de corte vertical

 
 

Feixe Matrix LED

O ponto central dos faróis Matrix LED é o feixe de iluminação alto sem encadeamento e sem mecânica. Isso permite que o motorista viaje em seu veículo com um feixe alto permanente sem risco de atrapalhar o tráfego que se aproxima ou quaisquer veículos precedentes. Por meio de uma câmera, o tráfego que se aproxima e o tráfego precedente são detectados e, em seguida, pelo desligamento ou escurecimento de LEDs individuais, estes veículos são apagados do campo de distribuição de luz do feixe alto alta em tempo real. A implementação da tecnologia Matrix permite, pela primeira vez, que vários túneis se abram simultaneamente. Um exemplo ´disso é o cenário onde vários veículos se aproximando estão dirigindo um atrás do outro. Enquanto estes veículos estão "mascarados", o feixe alto continua iluminando todas as áreas entre os veículos e à direita e à esquerda deles com potência total. Assim que não houver mais nenhum veículo no campo de visão do motorista, o sistema volta a ser iluminado com feixe alto máximo. Além do encobrimento específico de outros veículos, o cone luminoso do feixe alto do Matrix também se adapta à situação de condução, por exemplo, no caso de rotatórias quando a função de luz de curvatura dinâmica é necessária. Em uma situação como essa, a intensidade do cone de luz pode ser variada nas laterais ou pode focar no meio da estrada. Consequentemente, a visibilidade do motorista a noite é melhorada drasticamente enquanto, ao mesmo tempo, o risco de atrapalhar o tráfego que se aproxima é eliminado.

Essa função é tecnicamente possível graças à divisão do feixe alto em cinco refletores, cada um com um chip contendo 5 LEDs. Pela primeira vez, a especialista em iluminação, HELLA, obteve sucesso na operação de cada LED no chip de 5 segmentos separadamente, onde um total de 25 LEDs por farol podem ser operados com potência total ou diminuídos como e quando necessário.

12/12/2016
 
 
 
 
 
 
 
The art of light A integração de uma tela de cristal líquido (LCD) em um farol LED abre novos caminhos para a tecnologia de iluminação automotiva.
LIQUID CRYSTAL HD
HELLA_LCD_The_Art_of_Light_Teaser
A integração de uma tela de cristal líquido (LCD) em um farol LED abre novos caminhos para a tecnologia de iluminação automotiva.
Inicie o vídeo aqui
 
Benefícios dos faróis de xenônio
Mehrwertfaktor
Assista a este vídeo para saber mais sobre os benefícios dos faróis de xenônio. Inicie o vídeo aqui.
 
Adaptive Frontlighting System (sistema adaptativo de iluminação veicular).
FF_AFS
Saiba mais sobre o sistema AFS. Inicie o vídeo aqui.
 
Linha de corte adaptável
FF_Adaptive_HDG
Clique aqui para assistir ao vídeo sobre a linha de corte adaptável. Inicie o vídeo aqui.