O funcionamento seguro do travão de disco apenas pode ser assegurado se todos os componentes cumprirem as suas funções. Como tal, a mola de retenção da pinça de travão também deve ser alvo de um escrutínio minucioso, durante a reparação dos travões.
A mola de retenção tem a função de reter a pinça de travão na posição correta. Esta previne movimentos irregulares entre a pinça de travão e o suporte da pinça de travão. Simultaneamente, é assegurado que o calço do travão está corretamente posicionado.
Ao longo do tempo, a mola de retenção perde a sua força de retenção, podendo mesmo partir.
Uma mola de retenção com defeito ou em falta pode causar ruídos adicionais e dar origem ao desgaste prematuro do travão de roda.
A mola de retenção deve ser verificada e, se necessário, substituída, aquando de cada substituição dos calços dos travões.
Os fabricantes automóveis recomendam que, nos veículos com mais de 48 meses, a mola de retenção seja substituída durante a reparação dos travões.
Comparação de uma mola de retenção nova (1) com uma mola de retenção com defeito (2), com muito menor força de retenção, após um longo período de utilização.
Aviso!
Esta informação é válida não só para a mola de retenção ilustrada, mas também para todas as outras variantes de molas de retenção de pinças de travão.
Aviso importante de segurança
Não ajuda em nada
Muito útil