Funcionamento do regulador da marcha lenta
Aqui, você poderá encontrar informações básicas úteis e dicas importantes sobre o tema do regulador da marcha lenta ou o posicionador da marcha lenta em veículos.
Aviso importante de segurança
As seguintes informações técnicas e dicas práticas foram elaboradas pela HELLA, com o intuito de apoiar as oficinas profissionalmente nos trabalhos do dia a dia. As informações disponibilizadas neste web site apenas devem ser utilizadas por pessoal especializado e devidamente qualificado.
O posicionador da marcha lenta é uma válvula de ar de bypass. O posicionador da marcha lenta ilustrado no exemplo consiste em uma carcaça fundida fechada com uma servounidade de válvula solenoide flangeada. Aí, está fixado um porta-bico, que libera diferentes cortes seccionais de ar através do movimento da servounidade, podendo, assim, controlar o fluxo da massa de ar com a borboleta fechada.
O posicionador da marcha lenta é responsável pela regulagem da rotação do motor como parte da regulagem geral da marcha lenta do sistema de gestão do motor. Se ocorrer uma alteração súbita no estado de carga do motor durante a marcha lenta (p. ex., ativação do sistema de ar-condicionado, velocidade de fluência na 1.ª marcha ou outra ativação de um consumidor elétrico), são necessários ar e combustível adicionais para evitar a parada do motor. Se a rotação do motor descer para um nível inferior a esse valor crítico, que está registrado como uma constante na memória do módulo de comando, a válvula solenoide é ativada e é obtido um fluxo de ar aumentado. Ao mesmo tempo, o tempo de abertura das válvulas de injeção é prolongado e adaptado às exigências do motor.
Um posicionador da marcha lenta com defeito pode se fazer notar do seguinte modo:
As causas para a falha do posicionador da marcha lenta podem ser as seguintes:
Durante a detecção de erros, devem ser considerados os seguintes passos de controle:
Controlar a alimentação de tensão com a ignição ligada.
Aviso:
Realizar sempre uma medição em Ohms no estado livre de tensão (conexão de encaixe desconectada).
Medir a resistência de bobina com o multímetro entre ambos os pinos de conexão do posicionador da marcha lenta.
Controlar a bobina quanto a curto-circuitamento do enrolamento entre ambos os pinos de conexão.
Controlar a bobina quanto a interrupção do enrolamento entre ambos os pinos de conexão.
Controlar a conexão à massa da bobina — entre o pino 1 e a carcaça de componentes, assim como entre o pino 2 e a carcaça de componentes.
Desaparafusar a servounidade da carcaça. Controlar visualmente se o bypass abre e fecha quando a haste da válvula é acionada.
Ler o código de erro.
Antes de montar o posicionador da marcha lenta, a superfície de contato deve ser limpa e, se necessário, a vedação do flange deve ser substituída.
Observar o torque de aperto!
Nesse contexto, devem ser observadas as respectivas especificações do fabricante de veículos.
Não ajuda em nada
Muito útil