Funcionamento do potenciômetro da borboleta
Aqui encontra informações básicas úteis e dicas importantes relacionadas com a temática do potenciômetro da borboleta em veículos.
Aviso importante de segurança
As seguintes informações técnicas e dicas práticas foram elaboradas pela HELLA, com o intuito de apoiar as oficinas profissionalmente nos trabalhos do dia a dia. As informações disponibilizadas neste web site apenas devem ser utilizadas por pessoal especializado e devidamente qualificado.
O potenciômetro da borboleta é usado para determinar o ângulo de abertura da borboleta. As informações coletadas são transmitidas para o módulo de comando e são usadas como valor característico para calcular o volume de combustível necessário. Ele é montado diretamente no eixo da borboleta.
O potenciômetro da borboleta é um transdutor angular com uma curva característica linear. Ele transforma o respectivo ângulo de abertura da borboleta em uma relação de tensão proporcional. Durante o acionamento da borboleta, um rotor conectado ao eixo da borboleta desliza com seus contatos de fricção sobre pistas de resistência, convertendo a posição da borboleta em uma relação de tensão.
Um potenciômetro da borboleta com defeito se pode fazer notar do seguinte modo:
As causas para a falha do potenciômetro da borboleta podem ser as seguintes:
Durante a detecção de erros devem ser considerados os seguintes passos de controle:
Controlar o potenciômetro da borboleta relativamente a danos
Controlar a sujeira e o encaixe correto da ligação do conector
Medição da resistência no potenciômetro da borboleta (esquema elétrico necessário para a distribuição dos pinos). Conectar um ohmímetro e controlar a resistência com a borboleta fechada, abrir lentamente a borboleta, observar as alterações na resistência (durante a medição pode ser identificada uma interrupção do contato de fricção). Controlar a resistência com a borboleta completamente aberta (consultar as instruções do fabricante).
Controlar as conexões dos cabos até ao módulo de comando, relativamente ao fluxo de corrente e curto-circuito à massa (esquema elétrico necessário para a atribuição de pinos). Controlar o fluxo de corrente com o conector do módulo de comando e do componente desconectado; Valor nominal: aprox. 0 Ohm. Controlar também todos os cabos contra massa do veículo, relativamente a curto-circuito à massa; Valor nominal: aprox. >30 MOhms.
Não ajuda em nada
Muito útil