Funções de luz variáveis
Aqui você encontra informações importantes e dicas úteis relacionadas com a temática dos faróis AFS ou Advanced Frontlighting System.
Aviso importante de segurança
As seguintes informações técnicas e dicas práticas foram elaboradas pela HELLA, com o intuito de apoiar as oficinas profissionalmente nos trabalhos do dia a dia. As informações disponibilizadas neste web site apenas devem ser utilizadas por pessoal especializado e devidamente qualificado.
A problemática da iluminação otimizada da área de tráfego ocupa os técnicos da iluminação automotiva desde há muitos anos. Por um lado, a estrada e o ambiente ao redor devem ser iluminados o mais que possível para que o motorista possa reconhecer, com segurança, os objetos na área de trânsito. Por outro lado, os outros utentes da estrada e o motorista não devem ser ofuscados. Uma tarefa central dos especialistas em tecnologia de iluminação da HELLA é conseguir o melhor equilíbrio possível ou mesmo a resolução do conflito alvo entre iluminação, auto-ofuscamento e ofuscamento de terceiros.
A solução clássica para esse problema consiste na alternância entre luz alta e luz baixa. Enquanto a luz alta assegura uma distribuição otimizada da luz para a iluminação da estrada, a luz baixa é a solução de compromisso, por assim dizer, para evitar o ofuscamento. Por isso, para a segurança durante a condução à noite, a luz alta e a luz baixa não são a melhor solução possível, com base nos últimos avanços tecnológicos. Uma melhoria simples e evidente em condições meteorológicas adversas consiste em equipar o veículo com faróis adicionais especiais, tais como faróis de neblina, que podem ser ligados ou desligados pelo motorista consoante a situação. Um passo seguinte não consiste em implementar essas funções adicionais de luz em faróis adicionais individuais, mas sim em integrá-las no farol principal e alternar automaticamente entre as respectivas distribuições de luz. Esse é o conceito básico dos sistemas de faróis AFS (Advanced Frontlighting System).
A luz baixa é somente um compromisso de todas as distribuições de luz. Por essa razão, o Advanced Frontlighting System foi desenvolvido como um sistema de iluminação dinâmico, que permite a melhor iluminação possível da pista de rolamento, dependendo da velocidade e do ângulo de viragem. Para isso, é necessário um módulo de projeção VarioX®, com um cilindro giratório, entre a fonte de luz e a lente. Uma característica do cilindro é que, por um lado, é construído de forma diferente e, por outro, pode girar em torno do seu próprio eixo longitudinal. Com o auxílio de um motor de passo, o cilindro é girado em milissegundos para a respectiva posição necessária.
* As velocidades mencionadas podem variar conforme o fabricante.
Os sistemas de faróis AFS permitem produzir distribuições de luz discretamente predefinidas. A adaptação da distribuição de luz é realizada em dependência da velocidade do veículo, do tipo de estrada e das condições climáticas, o que representa uma melhoria substancial da tecnologia de iluminação automotiva convencional.
Nesse aspecto, nossos engenheiros HELLA são unânimes: um método particularmente adequado para criar um sistema de faróis automático e adaptado a cada situação, é o uso do módulo VarioX®. Desse modo, é possível criar até cinco distribuições de luz diferentes com somente uma fonte de luz de xênon: além da luz baixa e luz alta convencionais, podem adicionalmente ser realizadas as luzes urbanas, de rodovia e de mau tempo com o mesmo módulo do farol.
Não ajuda em nada
Muito útil