Estrutura e funcionamento dos módulos de comando eletrônicos em veículos modernos com faróis LED
Informações úteis e dicas valiosas relacionadas com a temática dos módulos de comando eletrônicos em veículos modernos com faróis LED.
Aviso de segurança importante
Além das já conhecidas aplicações LED, como luz de circulação diurna, luz de posição, lanterna de marcha à ré ou luz indicadora de direção, também nos faróis a luz baixa e a luz alta já são equipadas com tecnologia LED. A fim de garantir essas funções, são necessários módulos de comando adicionais.
A principal tarefa destes módulos de comando de luz consiste em controlar e monitorar as funções individuais da luz no farol. Além do controle central de todas as funções de iluminação, também são realizadas tarefas adicionais de coordenação, tais como o ajuste individual e dinâmico da distribuição da luz em sistemas de iluminação adaptáveis à respectiva situação na estrada. Em veículos com assistentes de luz alta, os módulos de comando integrados no sistema controlam a ativação dos LEDs individuais em cada farol, de acordo com a situação e a demanda. Assim, é possível regular individualmente a intensidade da luz.
Os faróis LED de última geração, como os do VW Touareg, Audi A7 ou A8, são praticamente controlados digitalmente.
Dependendo do veículo e do sistema, podem ser usados diferentes tipos e modelos de módulos de comando. Por norma, os módulos de comando estão instalados diretamente na carcaça do farol.
Disposição dos módulos de comando (módulos de potência), a título exemplar, em um farol Matrix LED.
Dados técnicos | |
---|---|
Dimensões | 88 x 130 x 25 mm (C x L x A) |
Peso | 300 g |
Faixa da temperatura de funcionamento | -40 °C até 105 °C |
Canais LED | 8 |
Saídas LED | 3–8 |
Classe de proteção | IP6K9K2 |
Funções |
|
Interface do veículo |
|
Particularidades |
|
Uma pequena atualização de conhecimento: em nosso curso intensivo em vídeo, oferecemos uma visão geral sobre o assunto de dispositivos de controle de luz em faróis de LED. Saiba mais sobre estrutura, funcionamento e diagnóstico.
O controle dos faróis LED modernos requer o uso de um módulo de comando, a fim de cumprir os requisitos especiais da tecnologia LED e do vasto espectro de aplicações.
O módulo de comando LMS (Módulo LED Farol) da HELLA está estruturado de forma a oferecer níveis máximos de flexibilidade, através da configuração de parâmetros no respectivo farol e componentes instalados.
As funções Matrix Beam com transições escurecidas e animações (p. ex. Coming home / Leaving home) podem ser configuradas no software, criando e reforçando características de design distintivas para cada veículo. Além disso, o módulo de comando pode ser configurado em estágios graduais de expansão de hardware.
O controle do módulo de comando, no sistema do veículo, é assegurado via CAN BUS, que fornece as entradas essenciais, além da alimentação elétrica. O aparelho recebe todas as informações do módulo de comando da rede de bordo, através da entrada dos dados. A saída disponibiliza até 8 canais LED, todos com regulação do fluxo luminoso por modulação da largura de pulso (MLP), e que em alguns casos podem operar várias funções de luz por canal. Além disso, o aparelho está equipado com várias saídas de controladores de alto desempenho, bem como um controle para as ventoinhas, que muitas vezes são necessárias nos faróis para reduzir a carga térmica. As temperaturas incidentes nas platinas LED são registradas por sensores e são convertidas em funções de escurecimento para proteger os LEDs.
Um CAN Bus físico na saída disponibiliza as interfaces para os gerenciadores Matrix LED, utilizados nas platinas LED. Além disso, também é disponibilizada a alimentação elétrica dos módulos LMM. O aparelho ainda dispõe de saídas LIN Bus, a fim de disponibilizar outras interfaces de comunicação dentro do farol.
A comunicação dentro do veículo, com os restantes participantes BUS, é realizada através da conexão em rede dos módulos de comando do farol com o módulo de comando da rede de bordo, bem como com os módulos de comando dos vários sistemas de assistência ao motorista. Os módulos de comando de luz comunicam via barramento de dados e, assim, recebem dados que são convertidos de forma permanente e confiável na distribuição de luz necessária. Dependendo do modelo do automóvel e do sistema do veículo, os diagramas de conexão podem divergir de outros modelos de automóveis.
O monitoramento da função do farol LED e, por conseguinte, dos módulos de comando de luz é realizado por módulos de comando supraordenados no sistema da rede de bordo. Todas as falhas ocorridas são registradas na memória de falhas dos módulos de comando e podem ser analisadas com um equipamento de diagnóstico adequado. Em alguns modelos de veículos, o motorista é informado adicionalmente de um erro de sistema através de um aviso no painel de instrumentos.
No âmbito do diagnóstico no farol LED, e consoante o equipamento de diagnóstico (através da leitura dos módulos de comando), podem ser usadas as seguintes funções para a detecção de erros.
Antes do diagnóstico de falhas com o equipamento de diagnóstico, deve ser realizado um controle visual dos componentes individuais do sistema, uma vez que algumas falhas podem ser detectadas e corrigidas desta forma.
O fabricante automotivo não prevê a possibilidade de reparo dos módulos de comando de luz. Se a oficina diagnosticar um defeito no módulo de comando, esse terá de ser substituído.
Possíveis causas de falhas de funcionamento ou defeitos:
Após a substituição de um módulo de comando ou de um farol LED, pode ser necessário um ajuste no veículo, através dos portais OEM disponíveis.
Dependendo do fabricante automotivo, do tipo de farol e do respectivo módulo de comando, têm de ser realizados trabalhos de serviço adicionais com uma ferramenta de diagnóstico adequada, para garantir o funcionamento correto do sistema de iluminação.
Nas instruções de reparo do fabricante é, neste caso, feita referência a trabalhos de codificação, programação ou flashing.
A proteção ESD deve ser assegurada para todos os trabalhos de reparo em faróis LED, especialmente durante a substituição de módulos de comando ou de outros componentes eletrônicos, pois os componentes eletrônicos, como placas de circuito impressos ou módulos de comando, podem ser danificados por descargas eletrostáticas (ESD = Electro-Static-Discharge).
Codificar um módulo de comando em um veículo motorizado, geralmente significa definir certas funções que já estão armazenadas no software.
Nesse processo, certas funções de luz podem ser atribuídas a saídas físicas ou podem ser definidos valores nominais ou valores limite.
Assim, por exemplo, algumas funções de luz podem ser adaptadas às exigências específicas de cada país.
Condições de ativação das luzes de circulação diurna
Na programação é alterado o software existente. Esta reescreve o programa de trabalho do módulo de comando.
Hoje em dia, todos os módulos de comando modernos estão equipados com uma memória programável eletronicamente. Estes componentes, também conhecidos como Flash EEPROM, contêm o sistema operacional (firmware) dos módulos de comando. Este firmware pode ser atualizado, com o equipamento instalado no veículo. Este processo também é chamado de atualização ou de programação flash.
Em muitos processos flashing, a programação e a codificação são realizadas ao mesmo tempo. No entanto, no final, o que importa é que o respectivo ajuste é feito e que o sistema de iluminação do veículo funciona sem falhas.
No âmbito de trabalhos de reparo de danos causados por acidente, o farol LED do lado direito de um W212 foi substituído. Para este fim, os módulos de comando antigos foram instalados no novo farol. Após a conclusão do reparo, foi conectado um equipamento de diagnóstico para ajustar o código QR-LED e para realizar um serviço MacsRemote. Para o comissionamento, os módulos de comando dos faróis esquerdo e direito foram primeiro programados com a nova versão de software e, em seguida, o farol direito foi codificado através do código QR-LED.
A programação, codificação ou flashing tem que ser realizada com um equipamento de diagnóstico adequado e com uma conexão de rede estável ao servidor do fabricante automotivo!
Preste atenção às instruções de reparo e aos aviso de segurança dos respectivos fabricantes de sistemas e de veículos!
Não ajuda em nada
Muito útil