Áreas de aplicação
Aqui encontra avisos úteis e práticos para as oficinas, sobre a construção, funcionamento e diagnóstico da iluminação do habitáculo Retrofit.
Aviso importante de segurança
As seguintes informações técnicas e dicas práticas foram elaboradas pela HELLA, com o intuito de apoiar as oficinas profissionalmente nos trabalhos do dia a dia. As informações disponibilizadas neste web site apenas devem ser utilizadas por pessoal especializado e devidamente qualificado.
Os LEDs Retrofit da Hella são a escolha certa para obter uma melhor iluminação e aprimorar o habitáculo do veículo, sem grande esforço.
A substituição das lâmpadas incandescentes por LEDs Retrofit da HELLA não melhora apenas a iluminação. Em comparação com as lâmpadas incandescentes normais, os LEDs Retrofit oferecem vantagens adicionais, tais como uma vida útil mais longa, um tempo de resposta mais rápido e uma luz mais intensa e de elevado contraste.
As lâmpadas LED retrofit podem ser utilizadas em várias áreas da iluminação do veículo, tais como nas unidades de comando do tejadilho, luzes do habitáculo e de leitura, iluminação do porta-luvas, iluminação da zona dos pés ou iluminação do espelho de maquilhagem. Por vezes, uma melhor iluminação, especialmente na bagageira e no porta-luvas, pode ser muito vantajosa. Esta pode, por exemplo, facilitar substancialmente a procura por um triângulo de sinalização na bagageira, o que é um aspeto de segurança importante em caso de avaria na estrada.
No entanto, se uma lâmpada incandescente for simplesmente substituída por outra com uma potência superior, o risco de sobrecarga térmica da lâmpada e dos componentes circundantes aumenta.
Isto deve-se ao facto de as lâmpadas incandescentes normais converterem a maior parte da energia fornecida em calor. As lâmpadas LED convertem quase totalmente a energia em energia luminosa.
Isto reduz significativamente o risco de sobrecarga térmica dos componentes adjacentes.
A substituição das lâmpadas incandescentes por LEDs Retrofit da Hella não só oferece uma melhor iluminação no veículo, em comparação com as lâmpadas incandescentes convencionais, mas também uma vida útil mais longa.
Na maioria dos casos, a substituição das lâmpadas não obriga a trabalhos de desmontagem extensivos. A grande maioria das lâmpadas do habitáculo é de fácil acesso e a substituição consiste no princípio "Plug and play” (encaixar e já está).
As lâmpadas Retrofit são concebidas de modo a poderem ser simplesmente encaixadas nos casquilhos de lâmpadas incandescentes existentes. A substituição é efetuada da mesma forma como as lâmpadas incandescentes normais. O único e verdadeiro desafio consiste apenas em ter acesso ao suporte da lâmpada. Muitas vezes, não é imediatamente evidente a forma como a lâmpada está montada no veículo.
Nestes casos, pode ser útil consultar o manual de instruções do respetivo veículo. Normalmente, este descreve o que deve ser tido em conta quando se substitui uma lâmpada.
Desligar sempre primeiro a ignição. Em seguida, retirar a luz do habitáculo/de leitura dos suportes com uma cunha de plástico e desconectar a conexão de ficha elétrica. Proceder com o maior cuidado possível para não danificar os componentes.
Para facilitar a montagem e desmontagem das lâmpadas, deve-se pousar a unidade de iluminação desmontada em cima de uma bancada de trabalho ou mesa.
Retirar a lâmpada incandescente do casquilho, rodando-a ligeiramente para a esquerda. Em seguida, inserir o novo LED Retrofit da Hella no casquilho e rodar ligeiramente para a direita, de modo a fixar a lâmpada corretamente no casquilho.
Em seguida, voltar a conectar a unidade de iluminação à ligação elétrica do veículo e efetuar um teste de funcionamento.
Se tudo estiver em ordem, a unidade de luzes completa pode ser instalada.
Neste vídeo, mostramos-lhe um exemplo de substituição profissional de uma antiga fonte de luz interior de halogéneo por uma nova LED Retrofit interior, utilizando o exemplo de um Audi TT.
Aviso:
Certifique-se de que a lâmpada incandescente arrefeceu completamente antes de a substituir. A ampola da lâmpada incandescente não deve ser tocada com as mãos desprotegidas, caso se pretenda voltar a utilizar a lâmpada mais tarde. Recomendamos o uso de luvas em tecido ou descartáveis para a montagem e desmontagem da lâmpada. Ao selecionar as novas lâmpadas para o habitáculo, deve-se assegurar que a sua intensidade luminosa é selecionada de forma a que o condutor não seja encandeado. Prestar atenção aos avisos de desmontagem e de montagem no manual de instruções do respetivo fabricante automóvel!
Neste vídeo, mostramos um exemplo de substituição profissional de uma antiga fonte de luz interior de halogéneo por uma nova Sofitte LED Retrofit, utilizando o exemplo de um Renault.
Não ajuda em nada
Muito útil