Mangueiras e tubagens dos freios
Aqui poderá encontrar informações básicas úteis e dicas valiosas relacionadas com a temática da tubagem do freio, da mangueira do freio e do cabo do freio de mão de veículos.
Aviso importante de segurança
As seguintes informações técnicas e dicas práticas foram elaboradas pela HELLA, com o intuito de apoiar as oficinas profissionalmente nos trabalhos do dia a dia. As informações disponibilizadas neste web site apenas devem ser utilizadas por pessoal especializado e devidamente qualificado.
As mangueiras e tubagens do sistema de frenagem hidráulico são usadas como componentes de transmissão do fluido para freios. As tubagens dos freios unem os elementos de acionamento como, por exemplo, o cilindro principal do freio aos componentes hidráulicos do freio de roda. As mangueiras do freio são usadas nas seções móveis entre a carroceria e a suspensão, criando uma ligação flexível entre os vários componentes.
Devido à integração dos sistemas ABS, ESP e ASR em veículos modernos, os requisitos para esses módulos são cada vez mais exigentes. Entre os principais requisitos se encontra a resistência à pressão, resistência a cargas mecânicas e a resistência térmica e química.
As mangueiras do freio são compostas por uma mistura especial de borracha com um trançado integrado, a qual fortalece substancialmente a mangueira e que serve de suporte de pressão.
Devido a essas influências, é indispensável que as mangueiras e tubagens do freio possuam excelentes características de resistência a pulsos, elementos de ligação robustos e uma elevada estabilidade.
Os requisitos mínimos para a classificação, desempenho, fixação e conexões de mangueiras de freios para veículos motorizados estão especificados nas Normas SAE J 1401, FMVSS 571.106 e ISO8 3996.
Além do fabricante, também a especificação em que se baseia a identificação deve estar visível no revestimento. Além disso, uma marcação a cores ou gravada no material, indicando uma torção axial, deve estar afixada na mangueira. Geralmente, é aplicada uma linha branca ao longo de todo o comprimento da mangueira. Por esse motivo, em caso de uma substituição, somente devem ser usadas mangueiras de freios que correspondam a essa norma.
A fim de atender à nossa exigência pela mais alta qualidade e segurança, as mangueiras de freios da HELLA excedem todas as especificações da SAEJ1401.
As tubagens e mangueiras de freios são componentes de elevada relevância para a segurança e devem ser controladas durante todos os serviços de manutenção realizados ao veículo. Os defeitos típicos são a corrosão nas tubagens do freio ou danos nas mangueiras.
Esses defeitos podem resultar de acidentes, de uma montagem incorreta ou de um envelhecimento dos materiais. Através de uma inspeção visual é, geralmente, possível identificar facilmente pontos de fricção, fissuras, bolhas, corrosão ou outros danos externos.
Durante os trabalhos de reparo, o técnico deve prestar especial atenção aos seguintes avisos:
Aviso!
Uma montagem incorreta pode influenciar negativamente o comportamento de condução do veículo e colocar em perigo os ocupantes do veículo.
Conforme exigido por lei, os veículos com mais de duas rodas devem possuir dois sistemas de frenagem independentes. Além do sistema de freio de serviço é adicionalmente necessário um sistema de freio de estacionamento. O freio de estacionamento, também designado por freio de mão, tem a função de proteger um veículo parado ou estacionado contra um possível deslocamento. No freio de mão mecânico, acionando a alavanca do freio de mão com a força do motorista, a força de frenagem é transmitida aos freios das rodas do eixo traseiro através de cabos.
Os cabos do freio de mão são cabos de aço (Figura 1), que são introduzidos em tubos ou mangueiras metálicas, também designados por cabos Bowden. O ajuste dos cabos do freio é efetuado através de dispositivos de ajuste adicionalmente instalados. Para proteger contra influências climáticas, tais como água e sujeira, os cabos Bowden possuem uma cobertura de plástico.
Em termos gerais, existem dois tipos de cabos de aço que são instalados nos cabos do freio de mão (Figura 2). Para a fabricação de cabos do freio de mão HELLA são exclusivamente usados materiais de qualidade elevada e comprovada. A seleção do cabo de aço usado, com todas suas características especiais em termos de robustez e flexibilidade, é também sempre efetuada tendo em consideração o veículo e o sistema de frenagem.
Devido a essas influências, é indispensável que os cabos do freio possuam uma excelente resistência, revestimentos robustos, elementos de ligação de alta qualidade e uma elevada estabilidade. Uma eventual falha no cabo do freio de mão pode ser primeiramente detectada pela falha do freio de estacionamento.
Um ajuste correto dos cabos do freio de mão somente é possível se todos os componentes do sistema do freio de mão estiverem totalmente funcionais. Através de uma inspeção visual é, geralmente, possível identificar facilmente pontos de fricção, fissuras, corrosão ou outros danos externos. Controlar se os cabos metálicos expostos apresentam ruptura de fio ou pontas duplas e, se necessário, substituir. Controlar as polias de desvio ou guias relativamente a um bom e suave funcionamento.
Deve ser realizado um ajuste básico do freio de estacionamento nas seguintes situações:
Nesse contexto, devem ser observadas as respectivas instruções de reparo do fabricante do veículo.
Durante os trabalhos de reparo, o técnico deve prestar especial atenção aos seguintes avisos
Não ajuda em nada
Muito útil