Substituir os discos, as pastilhas e as pinças do freio (tipo Teves FN) - Eixo dianteiro
Aqui você poderá encontrar informações básicas úteis e dicas valiosas relacionadas à substituição dos discos, das pastilhas e das pinças do freio, no exemplo de um BMW 320i (E90).
Aviso importante de segurança
As seguintes informações técnicas e dicas práticas foram elaboradas pela HELLA, com o intuito de apoiar as oficinas profissionalmente nos trabalhos do dia a dia. As informações disponibilizadas neste web site apenas devem ser utilizadas por pessoal especializado e devidamente qualificado.
As seguintes instruções de reparo são ilustradas como exemplo em um BMW 320i (E90), mas podem também ser aplicadas a outros modelos com pinças do freio do mesmo tipo. As apresentações esquemáticas, figuras e descrições têm somente a finalidade de facilitar a compreensão e exemplificação do texto e não podem ser usadas como base para o reparo.
Os trabalhos de reparo nos sistemas de frenagem somente podem ser realizados por pessoal especializado devidamente treinado. Durante todos os trabalhos de reparo no sistema de frenagem devem ser respeitados os avisos de manutenção e de segurança dos fabricantes do veículo, bem como as instruções de montagem específicas de cada produto.
Antes de iniciar os trabalhos de reparo, recomendamos verificar quanto a danos todos os componentes relevantes na zona do eixo e do freio de roda como, por exemplo, pneus, mangueira do freio ou braço transversal.
Para os veículos com mais de 48 meses é recomendada a substituição da mola de retenção durante o reparo dos freios!
ATENÇÃO
A mola de retenção está sob pré-tensão. Um desencaixe repentino pela lateral pode resultar em ferimentos.
Verificar os bujões de proteção e as buchas de amortecimento com relação a danos.
Aviso:
Infiltrações de água e sujeira provocam corrosão nos pinos guia, influenciando negativamente o funcionamento da pinça do freio. As consequências podem ser um comportamento de frenagem unilateral e um desgaste prematuro.
Ferramenta necessária:
Para isso, é necessário retirar a pinça do freio puxando-a para trás. Em seguida, desmontar a pastilha do freio externo da pinça do freio.
Uma vez que a pastilha do freio do lado do êmbolo está fixada no êmbolo por uma mola de retenção, é necessário puxar a pastilha para a frente para efetuar a desmontagem. Retirar a indicação de desgaste da pastilha.
Aviso:
Após a desmontagem da indicação de desgaste da pastilha do freio, ela tem que ser obrigatoriamente substituída, uma vez que sua capacidade de retenção deixa de estar garantida!
Aviso:
Para evitar danos, não suspender a pinça do freio pela mangueira do freio!
Verificar o limite de desgaste do disco do freio com uma ferramenta adequada.
O valor nominal expresso em milímetros está gravado no bordo exterior ou no cubo do disco do freio.
Aviso:
Esse valor é calculado de modo que, em condições de condução normais e respeitando os intervalos de substituição indicados, ainda seja possível montar um conjunto de pastilhas do freio. Caso não exista nenhuma informação por parte da oficina, é aconselhável substituir os discos e as pastilhas do freio.
Aviso:
Se os discos do freio se encontrarem presos ou emperrados, deve-se bater cuidadosamente com um martelo de borracha em cima da base do cubo do disco do freio.
Somente podem ser montadas novas pastilhas se a espessura do disco do freio não for inferior ao valor mínimo (MIN TH).
Aviso:
Irregularidades na superfície de contato podem provocar uma deformação do disco do freio e, consequentemente, um desvio axial!
A superfície de contato do cubo da roda não pode apresentar danos ou ferrugem e tem que estar limpa e brilhante. Para proteger contra a corrosão, deve-se pulverizar uma fina camada de óleo sobre a superfície de contato e limpar com um pano que não solte fiapos.
Aviso:
Não lubrificar a superfície do cubo da roda após a limpeza!
Montar o disco do freio e fixar com o parafuso de fixação.
Aviso:
Observar o torque de aperto!
Para isso é aconselhável que o suporte seja desmontado e fixado em uma morsa.
Advertência
Evitar a todo o custo danos mecânicos nas superfícies de guia!
Pressionar o êmbolo do freio totalmente para trás com uma ferramenta de reposicionamento.
Aviso:
Ao pressionar os êmbolos para trás, deve-se observar o nível do fluido para freios no respectivo reservatório de compensação. Se necessário, esvaziar previamente o reservatório.
Aplicar uma fina camada de pasta para freios na superfície de contato (A) do êmbolo do freio.
Aviso:
Somente é permitida a montagem de novas pastilhas do freio se a espessura do disco do freio for superior à espessura mínima de discos do freio (MIN TH).
No final da limpeza deve-se aplicar uma fina camada de graxa nas superfícies de deslizamento dos parafusos de guia. Nessa área deve-se usar exclusivamente graxas à base de silicone.
A guarnição de proteção contra poeira do êmbolo de freio, os bujões de proteção e as buchas de amortecimento da guia da pinça não podem entrar em contato com óleos ou graxas, que são à base de óleo mineral. Eles podem ficar danificados devido ao inchamento dos elastômeros.
Montar a pinça do freio e fixar com os parafusos de guia.
Aviso:
Observar o torque de aperto!
Voltar a fixar o cabeamento e a mangueira do freio no suporte combinado.
Aviso:
A mangueira do freio não deve ficar torcida e deve ser corretamente montada no suporte.
Acionar repetidamente o pedal do freio até, no máximo, dois terços do curso do pedal, para que as pastilhas do freio e os êmbolos do freio atinjam as respectivas posições de trabalho.
Aviso:
O cilindro do freio principal pode ficar danificado se o pedal for totalmente pressionado até ao fim!
Verificar o nível do fluido para freios no reservatório de compensação e, se necessário, adicionar óleo até a marca "MAX".
Aviso:
Usar somente fluido para freios novo e homologado para o respectivo veículo.
Após a montagem da pinça do freio, limpar o disco do freio.
Após a substituição da pastilha do freio e da indicação de desgaste, deve-se repor no estado inicial a indicação Condition Based Service com um aparelho de diagnóstico adequado, segundo as especificações do cliente.
Informação:
O sistema de manutenção CBS analisa a necessidade real de serviço no veículo. Ele mede o estado das peças de desgaste e dos fluidos mais importantes e monitora os serviços/necessidades de manutenção individuais.
Após o reparo é importante realizar uma verificação do funcionamento do sistema de frenagem.
Atenção:
Nesse contexto, observar os avisos gerais relacionados com as primeiras frenagens dos discos e das pastilhas do freio!
Não ajuda em nada
Muito útil