Princípios básicos do reservatório de carvão ativado
Aqui, você poderá encontrar informações básicas úteis e dicas importantes relacionadas com o tema dos reservatórios de carvão ativado em veículos.
Aviso importante de segurança
As seguintes informações técnicas e dicas práticas foram elaboradas pela HELLA, com o intuito de apoiar as oficinas profissionalmente nos trabalhos do dia a dia. As informações disponibilizadas neste web site apenas devem ser utilizadas por pessoal especializado e devidamente qualificado.
Com a introdução da regulagem lambda em veículos com catalisador, todas as emissões dos veículos foram reguladas por lei.
Isso também inclui os combustíveis evaporados (hidrocarbonetos) do reservatório de combustível. Uma vez que os denominados hidrogênios voláteis não podem escapar para a atmosfera, eles têm que ser coletados e armazenados temporariamente para reutilização. Para cumprir os regulamentos legais, são usados sistemas de retenção e recirculação para vapores de combustível.
Um componente importante desse sistema é o reservatório de carvão ativado.
O reservatório de carvão ativado está conectado à ventilação do reservatório através do conduto de compensação da pressão e se destina à coleta e armazenamento temporário do combustível que evapora durante o aquecimento.
A válvula reguladora está localizada no conduto de conexão entre o coletor de admissão e o reservatório de carvão ativado. Assim que a regulagem lambda estiver ativa, a válvula reguladora é comandada e a potência entre o coletor de admissão e o reservatório de carvão ativado é liberada. Através do vácuo no coletor de admissão, o ar ambiente é aspirado por uma abertura no reservatório de carvão ativado. O ar aspirado flui através do carvão ativado e devolve o combustível coletado ao motor para preparação da mistura.
Uma vez que o sistema influencia a composição da mistura, ele somente fica ativo quando a regulagem lambda está em funcionamento.
Sintomas de erros em caso de uma falha:
Causas para a falha:
Não ajuda em nada
Muito útil