Bomba de circulação do líquido de refrigeração — bomba de fluido MP150
Aqui encontra informações úteis e dicas importantes sobre o tema da bomba de fluido.
Aviso importante de segurança
As seguintes informações técnicas e dicas práticas foram elaboradas pela HELLA, com o intuito de apoiar as oficinas profissionalmente nos trabalhos do dia a dia. As informações disponibilizadas neste web site apenas devem ser utilizadas por pessoal especializado e devidamente qualificado.
A gestão térmica em veículos motorizados é uma parte indispensável da arquitetura moderna dos veículos. Componentes como a bomba de fluido asseguram o comando ideal dos fluxos térmicos no veículo e melhoram a vida útil, eficiência e desempenho dos veículos elétricos.
A fim de otimizar a utilização da energia térmica produzida, os respetivos fluxos térmicos no veículo são controlados através da gestão térmica. Isto assegura que peças e componentes tais como motores ou baterias sejam operados na sua gama de temperatura ideal e que o habitáculo do veículo possa ser climatizado de acordo com as necessidades individuais de cada um.
A bomba de fluido MP150e é uma bomba elétrica de circulação do líquido de refrigeração e é utilizada no circuito de refrigeração para fazer circular o líquido de refrigeração e, consequentemente, refrigerar a bateria, a propulsão elétrica e a eletrónica de potência. A bomba funciona de forma independente do motor e de acordo com as necessidades do sistema, e pode ser ativada continuamente. Esta pode ser utilizada como bomba de circulação ou como bomba auxiliar. Desta forma, é possível aumentar a vida útil e eficiência da bateria de iões de lítio, assim como a autonomia dos veículos elétricos.
A bomba de fluido MP150e apresenta um design leve e compacto e está equipada com funções de segurança, tais como deteção de obstruções, proteção contra o funcionamento a seco, deteção de temperatura, tensão e corrente.
Além disso, a bomba dispõe de um conceito Active Cooling.
Caso a bomba apresente uma obstrução ou não contenha qualquer líquido de refrigeração, o problema é detetado pela eletrónica integrada, com base na velocidade de rotação da bomba e na corrente de arranque. Caso não ocorra qualquer alteração dentro de um ciclo de ensaio iniciado pelo módulo de comando, a bomba é desligada e é gerado um registo de erro.
Uma vez que a temperatura máxima do líquido de refrigeração para a MP150e é de 90 °C, a redução da temperatura foi concebida de modo a manter a temperatura dentro da gama especificada. A limitação da especificação da temperatura da bomba controla a temperatura da eletrónica, reduzindo o consumo de corrente.
Se a temperatura do líquido de refrigeração subir para um valor superior ao limite máximo ou se o sensor de temperatura na placa de circuitos impressos estiver danificado, a eletrónica deteta o erro de sobreaquecimento. A 124 °C, a eletrónica da bomba classifica um erro de sobreaquecimento, a fim de parar a bomba de uma forma controlada.
Caso sejam detetadas sobretensões ou subtensões, a bomba entra no modo de funcionamento em vazio e funciona a uma potência reduzida, de modo a assegurar o fluxo do líquido de refrigeração.
Caso seja detetada uma sobrecorrente, a bomba para, a fim de evitar que as correntes elevadas danifiquem a bomba.
Para ambos os erros, é registado um código de erro na memória de erros.
Através do acoplamento térmico da placa de circuitos impressos e dos enrolamentos do motor no circuito de refrigeração, assim como através do posicionamento ideal dos componentes sob tensão (para a melhoria da distribuição da temperatura na placa de circuitos impressos), o conceito Active Cooling assegura uma melhor dissipação da energia térmica no interior da bomba.
Assim, a MP150e pode ser operada com uma elevada densidade de corrente elétrica nos enrolamentos do estator, sem que exista o perigo de sobreaquecimento, apresentando um grau de independência considerável em relação à temperatura ambiente.
Dados técnicos MP 150 | |
Tensão nominal | 12 Volts |
Gama de tensão | 8 até 16 Volts |
Temperatura de serviço | Líquido de refrigeração -40 °C – +90 °C |
Ponto de trabalho hidráulico | 3000 l/h |
Sentido de rotação | Direita |
Tipo de proteção | IP6KX, IPX6K, IPX7, IPX9K |
Peso | 670 g |
Vida útil | > 30 000 h |
Os dados técnicos podem variar consoante a versão.
As bombas elétricas de circulação do líquido de refrigeração são utilizadas em circuitos de refrigeração principais ou auxiliares de veículos com motores de combustão ou sistemas de propulsão alternativos.
As suas áreas de aplicação são as seguintes:
Consoante o tipo de propulsão (motor de combustão, híbrido, elétrico) e sistema, o veículo pode estar equipado com uma ou várias bombas.
Exemplo da integração no sistema de refrigeração de um veículo com motor de combustão e elétrico.
Veículos com motor de combustão ou veículos híbridos (Figura 1)
Além da bomba de água mecânica, também a bomba de fluido é integrada no circuito de refrigeração do motor, sendo utilizada para a refrigeração adicional em veículos com motor de combustão. As funções da bomba incluem a regulação da temperatura para a refrigeração do ar de sobrealimentação, refrigeração da caixa de velocidades, recirculação dos gases de escape ou outros sistemas que funcionem de acordo com as necessidades do sistema. Isto pode reduzir significativamente tanto as emissões quanto o consumo de combustível.
Veículo elétrico (Figura 2)
A utilização da bomba de fluido torna o fluxo do líquido de refrigeração no veículo elétrico mais flexível e eficiente. Esta assegura uma temperatura ideal da bateria e aumenta a vida útil e eficiência da mesma. A bomba de fluido garante um fluxo adequado do líquido de refrigeração, de modo a impedir que a temperatura máxima admissível da bateria seja excedida. Isto assegura uma longa vida útil da bateria e protege todos os outros componentes de um sistema de gestão térmica contra danos térmicos.
O funcionamento da bomba elétrica de circulação do líquido de refrigeração é monitorizado pelo respetivo módulo de comando supraordenado do sistema. Quaisquer erros que ocorram são detetados pela eletrónica da bomba, transmitidos para o módulo de comando do sistema, através da interface de barramento de dados, e registados na memória de erros. Com um aparelho de diagnóstico adequado, os códigos de erro podem ser lidos e utilizados para outros processos de localização de erros. Um erro relevante para o sistema é indicado pela iluminação da respetiva luz de controlo no painel de instrumentos combinado, como um aviso para o condutor.
No nosso exemplo, o erro P2600 foi lido a partir do módulo de comando.
Possíveis causas:
Possíveis consequências do registo de erro:
Esforços mecânicos elevados, sujidade, fuga de líquido de refrigeração e diferenças de temperatura elevadas promovem o desgaste e podem causar problemas na bomba de circulação do líquido de refrigeração ao longo do tempo.
As causas de falha podem ser as seguintes:
Uma bomba de fluido MP 150 com defeito tem de ser substituída!
Não está prevista qualquer reparação por parte do fabricante
O sistema de refrigeração está sob pressão.
Caso a bomba elétrica de circulação do líquido de refrigeração seja substituída no âmbito de trabalhos de reparação, é obrigatório observar os avisos de segurança e as instruções de reparação dos fabricantes do produto e do veículo!
Componentes sob alta tensão!
Observe as prescrições de segurança gerais, assim como as específicas do fabricante.
Todos os trabalhos de reparação apenas devem ser realizados por pessoas com formação eletrotécnica e devidamente instruídas.
Antes de iniciar os trabalhos de reparação, o sistema de alta voltagem tem de ser desconectado por um “técnico especializado em trabalhos em veículos com sistemas de alta voltagem (AV) intrinsecamente seguros”.
A respetiva legislação em vigor que visa os trabalhos com sistemas de alta voltagem tem de ser respeitada e aplicada.
Apresentações esquemáticas, figuras e descrições têm a finalidade de facilitar a compreensão e exemplificação e não podem ser utilizadas como base para a reparação de veículos específicos.
O diagnóstico do módulo de comando foi apresentado, a título de exemplo, com base no aparelho de diagnóstico mega macs 77. A profundidade de verificação e a diversidade de funções podem variar consoante o fabricante do veículo e dependem da configuração do sistema do módulo de comando.
Não ajuda em nada
Muito útil