Agente de refrigeração R134A, R1234YF, R12
Aqui, você poderá encontrar informações úteis e dicas valiosas sobre volumes de enchimento de agente de refrigeração e de óleo para sistemas de ar-condicionado em veículos.
Aviso importante de segurança
As seguintes informações técnicas e dicas práticas foram elaboradas pela HELLA, com o intuito de apoiar as oficinas profissionalmente nos trabalhos do dia a dia. As informações disponibilizadas neste web site apenas devem ser utilizadas por pessoal especializado e devidamente qualificado.
No mercado, ainda existem inúmeros veículos com sistemas de ar-condicionado que foram originalmente concebidos para o agente de refrigeração R12. O ano de 2001 marcou o fim oficial e definitivo do R12 para sistemas de ar-condicionado de veículos. A partir dessa data, os sistemas R12 tiveram que ser adaptados em trabalhos de manutenção ou de reparo. Como agente de refrigeração de reposição, foi e é usado o R134a, juntamente com alguns agentes de refrigeração "drop-in" (mistura de agentes de refrigeração).
Atualmente, o tema da conversão do R12 para o 134a ainda é muito debatido no setor dos Oldtimers e Youngtimers, assim como em alguns países não pertencentes à UE.
Na sequência da conversão, a estanqueidade do sistema tem que ser controlada. Os vazamentos devem ser eliminados previamente. Todos os componentes têm que ser controlados em termos de funcionamento e danos. O filtro secador deve ser substituído. Os anéis de vedação devem ser substituídos. Além disso, é necessário substituir o óleo mineral do sistema R12 por óleo PAG ou PAO. Na sequência disso, é recomendada também a lavagem do sistema de ar-condicionado.
Com um GWP (Global Warming Potential) de 1.430, o R134a apresenta um elevado potencial de aquecimento global. Através da Diretriz CE 2006/40/CE, foi decidido que, futuramente, apenas podem ser usados agentes de refrigeração com um GWP inferior a 150.
Assim, os sistemas de ar-condicionado de veículos da classe M1 (veículos de passageiros, veículos para transporte de passageiros até 8 lugares sentados) e da classe N1 (veículos utilitários com um peso total permitido de até 3,5 t), para os quais foi emitida uma homologação do tipo a partir de 01.01.2011, não podem mais ser abastecidos com R134a. Desde 01.01.2017, os veículos abastecidos com R134a não podem mais ser homologados. No entanto, o uso de R134a continua sendo permitido para trabalhos de manutenção e serviço em sistemas com R134a já existentes. O novo agente de refrigeração usado, com um GWP de 4, é R1234yf. Contudo, também é possível usar outros agentes de refrigeração, desde que o seu valor GWP seja inferior a 150. No futuro, será revelado em que medida todos os fabricantes de veículos mudarão para agentes de refrigeração iguais ou diferentes.
Naturalmente, esse aspecto tem influência sobre as oficinas e o seu pessoal de serviço. Parece inevitável a aquisição de novos aparelhos de serviço. Certamente, também será necessário prestar atenção a novas medidas relativas ao armazenamento e manejo dos novos agentes de refrigeração.
Quais são os volumes de enchimento corretos de acordo com os veículos? Em nosso atual manual sobre volumes de enchimento de agente de refrigeração e de óleo, você encontra a resposta precisa para a grande maioria dos veículos mais comuns.
Controle do sistema de ar-condicionado relativamente a impurezas, usando o "Inspektor".
60:40 min
Não ajuda em nada
Muito útil