BOMBA DA ÁGUA COM DEFEITO

Aqui, você poderá encontrar informações úteis e dicas valiosas sobre o tema da bomba do líquido de arrefecimento ou a bomba da água em veículos.

A bomba do líquido de arrefecimento assegura a circulação do líquido de arrefecimento no circuito do líquido de arrefecimento e garante que o calor do motor seja dissipado de forma adequada para o ar ambiente. Simultaneamente, ela é o componente do sistema de arrefecimento sujeita a um maior esforço. Descubra nessa página como funcionam as bombas do líquido de arrefecimento, quais as causas que podem resultar em danos e o que deve ser observado durante a respectiva substituição.

Aviso importante de segurança
As seguintes informações técnicas e dicas práticas foram elaboradas pela HELLA, com o intuito de apoiar as oficinas profissionalmente nos trabalhos do dia a dia. As informações disponibilizadas neste web site apenas devem ser utilizadas por pessoal especializado e devidamente qualificado.

BOMBA DA ÁGUA: FUNCIONAMENTO

As bombas do líquido de arrefecimento, com frequência denominadas também por bombas da água, são geralmente acionadas de forma mecânica, através de uma correia dentada ou poly-V, e bombeiam o líquido de arrefecimento pelo circuito de líquido de arrefecimento do motor. As bombas podem ser flangeadas diretamente no motor ou também podem estar localizadas em um lugar mais distante. Os tipos de construção são muito diferentes.

 

As bombas do líquido de arrefecimento têm que resistir a enormes oscilações de temperatura (-40 °C até aprox. 120 °C). As rotações alternadas (500–8.000 rpm) e as pressões de até 3 bares exigem um elevado nível de resistência dos rolamentos e vedações.

 

No futuro, serão usadas com maior frequência bombas do líquido de arrefecimento acionadas de forma elétrica e reguladas eletronicamente, a fim de reduzir o consumo de combustível.

Modo de funcionamento

A roda motriz e a roda de palhetas estão montadas no mesmo veio. Uma vedação com anel deslizante veda o veio da bomba externamente. Através do movimento giratório da roda de palhetas, o líquido de arrefecimento é transportado pelo sistema de arrefecimento. As rodas de palhetas são, por norma, de plástico ou metal. Nas rodas de palhetas em plástico, os rolamentos são sujeitos a um menor esforço. Simultaneamente, elas também são mais resistentes a cavitações. Contudo, as rodas em plástico ficam porosas com o passar do tempo. O anel de vedação deslizante é continuamente lubrificado e esfriado pelo líquido de arrefecimento. Por razões construtivas, pode ocorrer a infiltração de pequenas quantidades de líquido de arrefecimento no compartimento atrás do anel de vedação, assim como a saída pelo furo de descarga da bomba. Os vazamentos de líquido de arrefecimento eventualmente visíveis não são um indício inequívoco de uma bomba com defeito.

 

A vida útil de uma bomba do líquido de arrefecimento é influenciada, em larga escala, pelos seguintes fatores:
Montagem correta.

  • Conservação e manutenção do sistema de arrefecimento.
  • Qualidade do líquido de arrefecimento.
  • Estado e capacidade de funcionamento da correia de acionamento e dos agregados auxiliares conectados.

Bombas elétricas do líquido de arrefecimento

As bombas mecânicas do líquido de arrefecimento, que são acionadas diretamente pelo motor, bombeiam continuamente líquido de arrefecimento com o motor em funcionamento, mesmo que não exista a necessidade de arrefecimento. As bombas elétricas do líquido de arrefecimento, equipadas com um sistema de regulagem eletrônico, são ativadas continuamente e de acordo com a necessidade de arrefecimento. Elas podem ser usadas como bombas principais, de corrente secundária ou de recirculação, e funcionam de forma independente do motor e consoante a necessidade. A bomba elétrica do líquido de arrefecimento não bombeia durante a partida a frio do motor. Desse modo, o motor atinge mais rapidamente sua temperatura de serviço. A bomba elétrica do líquido de arrefecimento tem uma capacidade de arrefecimento suficiente, mesmo com o motor em marcha lenta ou desligado, graças ao fato de não estar acoplada à rotação do motor. Esse arrefecimento do motor, orientado para as necessidades de arrefecimento reais, permite reduzir o consumo de energia e as perdas de fricção, bem como o consumo de combustível. Desse modo, as bombas elétricas do líquido de arrefecimento contribuem ativamente para a redução das emissões em sistemas de arrefecimento modernos.

Outra vantagem consiste no fato de ser possível montar as bombas elétricas do líquido de arrefecimento de forma independente, ou seja, fora do motor. Graças ao seu modelo sem escovas, elas são relativamente leves e não necessitam de manutenção. Atualmente, a uma tensão de serviço de 12–360 Volts, as bombas atingem uma potência de 15 até 1.000 Watts. O motor elétrico da bomba do líquido de arrefecimento é resfriado por meio de líquido de arrefecimento. A regulagem contínua é realizada através do comando por um sinal de modulação por largura de pulso (MLP). Desse modo, o volume de débito pode ser regulado de forma independente da rotação do motor, ou seja, de acordo com as necessidades reais, mantendo a temperatura do líquido de arrefecimento em valores constantes, segundo as especificações do sistema. As bombas elétricas do líquido de arrefecimento podem ser diagnosticadas, graças à incorporação no sistema eletrônico da rede de bordo. Consoante o tipo de acionamento (motor de combustão interna, híbrido, elétrico) e sistema, o veículo pode estar equipado com uma ou várias bombas.

 

As bombas elétricas do líquido de arrefecimento possuem diversas áreas de aplicação:

  • Arrefecimento do motor
  • Arrefecimento do ar de admissão
  • Arrefecimento da recirculação dos gases de escape
  • Arrefecimento do acionamento e da bateria em veículos híbridos e elétricos
  • Arrefecimento da caixa de mudanças
  • Arrefecimento de diversos acionamentos auxiliares

BOMBA DA ÁGUA COM DEFEITO: SINTOMAS

UMA FALHA DA BOMBA DO LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO PODE SER IDENTIFICADA DA SEGUINTE FORMA:

AS POSSÍVEIS CAUSAS PODEM SER:

  • Danos mecânicos:
      – Roda de palhetas solta/quebrada
      – Rolamento ou vedação com defeito
      – Roda motriz danificada
  • Reduções do corte transversal por corrosão ou material de vedação
  • Cavitação:
      – Danos na roda de palhetas devido a formação e desintegração de bolhas de vapor no líquido de arrefecimento (Figura 3)
  • Erro elétrico (curto-circuito/interrupção)

POSSÍVEIS SINTOMAS DE DANOS EM CASO DE BOMBA DA ÁGUA COM DEFEITO: DANOS

RODA MOTRIZ DANIFICADA / ANEL DA RODA MOTRIZ SOLTO:

  • Tensão da correia de transmissão demasiado elevada
  • Correia mal alinhada

RUPTURA DO ROLAMENTO DA BOMBA DA ÁGUA (CAIXA DO ROLAMENTO):

SAÍDA DE LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO DEVIDO A, P. EX.:

  • Aplicação excessiva de material de vedação. Restos de graxa de vedação podem entrar no circuito de arrefecimento e p. ex., danificar a vedação com anel deslizante

CORROSÃO EM TODO O SISTEMA DE ARREFECIMENTO:

  • Junta do cabeçote com defeito — entrada de gases de escape do motor no sistema de arrefecimento. Modificação negativa do valor pH

COMPONENTES DA BOMBA, COMO RODA DE PALHETAS, CARCAÇA, VEDAÇÃO COM ANEL DESLIZANTE E VEIO FORTEMENTE DANIFICADOS DEVIDO A CORROSÃO AVANÇADA:

  • Líquido de arrefecimento velho/desgastado com elevado teor de cloretos (compostos salinos) em combinação com temperaturas elevadas.

SAÍDA EXCESSIVA DE LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO NO FURO DE DESCARGA:

  • Causada por corrosão no sistema de arrefecimento

SUBSTITUIR A BOMBA DA ÁGUA: VÍDEO

Avisos de montagem

Durante a substituição da bomba do líquido de arrefecimento, é fundamental ter sempre em atenção as especificações constantes na documentação anexa ao produto de substituição e as prescrições de montagem especiais do fabricante de veículos. Se o sistema de arrefecimento estiver contaminado com sujeira, ele tem que ser lavado. Para isso, é adequado, p. ex., o produto de limpeza para sistemas de arrefecimento da HELLA.

 

O sistema de arrefecimento somente deve ser enchido com um líquido de arrefecimento que cumpra as especificações do fabricante de veículos. O sistema deve ser enchido ou purgado de acordo com as prescrições do fabricante de veículos. Em caso de uma montagem incorreta, pode ocorrer o superaquecimento do motor, danos na transmissão por correia ou/e danos no motor.

 

Você poderá encontrar informações sobre o uso, especificações e intervalos de substituição dos líquidos de arrefecimento na respectiva informação técnica "Líquido de arrefecimento".

Até que ponto este artigo é útil para si?

Não ajuda em nada

Muito útil

Diga-nos do que não gostou.
Obrigado! Mas antes de sair!

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito do HELLA TECH WORLD e mantenha-se atualizado com os vídeos técnicos mais recentes, conselhos sobre reparos de automóveis, treinamentos, campanhas de marketing e dicas de diagnóstico.

Mostrar informações adicionais em nosso boletim informativo Ocultar informações adicionais em nosso boletim informativo

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito do HELLA TECH WORLD e mantenha-se atualizado com os vídeos técnicos mais recentes, conselhos sobre reparos de automóveis, treinamentos, campanhas de marketing e dicas de diagnóstico.

Juntos, podemos colocar os carros de volta na estrada rapidamente!

Importante:
ocê só será inscrito na newsletter após clicar no link de confirmação no e-mail de notificação que receberá em breve!

Proteção de dados | Cancelar inscrição

Importante:
Você só será inscrito na newsletter após clicar no link de confirmação no e-mail de notificação que receberá em breve!

Data protection | Cancelar inscrição

Quase lá!

Tudo o que você precisa fazer é confirmar sua inscrição!
Enviamos um e-mail para your email address.

Verifique sua caixa de entrada e clique no link de confirmação para começar a receber atualizações do HELLA TECH WORLD

E-mail errado ou nenhuma confirmação recebida?
Clique aqui para entrar novamente.