Os sistemas de controlo da pressão dos pneus (TPMS) monitorizam continuamente a pressão dos pneus, contribuindo assim significativamente para a segurança rodoviária. Dependendo do tipo de veículo e dos requisitos da oficina, são necessárias diferentes soluções para garantir uma utilização eficiente e segura. A FORVIA HELLA oferece sensores de controlo da pressão dos pneus universais e para veículos específicos. Ambas as variantes asseguram uma monitorização precisa e automática da pressão dos pneus.
A FORVIA HELLA aposta em sistemas de medição direta de alto desempenho para os seus sistemas TPMS. Os sensores da HELLA medem continuamente a pressão de todos os pneus e enviam os dados remotamente para o módulo de comando do veículo. Os valores são medidos diretamente e não calculados. O módulo de comando do veículo compara os valores de medição com um valor de referência predefinido. Deste modo, os sistemas de controlo da pressão dos pneus também podem detetar uma perda gradual e emitir um alerta atempadamente: se a pressão de um ou mais pneus baixar, o condutor é informado através de um aviso no ecrã do veículo.
Um sistema de controlo da pressão dos pneus direto oferece vantagens decisivas em relação aos sistemas indiretos.
Geralmente, os sensores de controlo da pressão dos pneus têm de ser substituídos ao fim de cinco a dez anos ou após cerca de 150 000 quilómetros, quando a bateria dos sensores se esgota. A necessidade de substituição da bateria é sinalizada atempadamente por uma indicação no veículo, de modo a evitar uma falha súbita. Durante a troca dos pneus de inverno para os pneus de verão, e vice-versa, deve ter-se em atenção que os sensores sejam devidamente montados.
Na FORVIA HELLA, pode obter os sensores TPMS ideais para as suas necessidades — tanto universais como para veículos específicos.