Os fusíveis tipo ficha são principalmente utilizados nos sistemas de proteção fusível da elétrica automóvel.
Lâminas ou folhas fusível — são essencialmente compostas por uma folha de chapa puncionada. Além da variante aberta sem material de revestimento, existem também tipos fechados com um corpo de isolamento em plástico ou cerâmica. Devido à estrutura sólida e compacta, estes tipos de fusíveis são principalmente utilizados para a proteção fusível de sistemas elétricos de intensidade de corrente & tensão elétrica mais elevada.
Os fusíveis PAL (até máx. 120 A) têm um espetro de aplicação semelhante ao dos fusíveis tipo ficha MAXI, mas são essencialmente utilizados no mercado nipónico.
Os disjuntores (corta-corrente automáticos), tal como os fusíveis normais, protegem os sistemas contra sobrecargas e curto-circuitos, interrompendo o circuito de corrente da aplicação. A vantagem em relação a um fusível normal é que é possível interromper os circuitos várias vezes, sem ser necessário substituí-los após cada acionamento. Através de uma reposição automática ou manual é possível repor o disjuntor na sua posição inicial — poupando tempo e dinheiro.
Sempre que a montagem ou adaptação de um sistema elétrico requerer uma proteção fusível complementar contra sobrecargas (p. ex. integração de um consumidor complementar), o porta-fusíveis estabelece a ligação entre o cabo e o fusível. A variedade de produtos é no mínimo tão extensa quantos as possíveis aplicações.
Se um porta-fusíveis não for suficiente para integrar outro aparelho no sistema elétrico, ou se for necessário integrar várias funções, é recomendada a utilização de uma caixa de fusíveis. A aglomeração das funções de fusíveis num ponto central, permite criar uma estrutura simples e favorece a simplicidade dos trabalhos de manutenção.
Hoje em dia, os isqueiros e/ou as tomadas de corrente elétrica são equipamento de série dos veículos. Complementarmente ao isqueiro tradicional, as tomadas de corrente elétrica oferecem uma possibilidade de conexão opcional para a alimentação de uma série de pequenos consumidores como, por exemplo, lâmpadas, ventoinhas, malas térmicas, telefones, computadores portáteis, frigoríficos portáteis, máquinas de café, etc. A gama de produtos HELLA tem a tomada correta para todas as aplicações, graças à sua vasta variedade.
Tal como nas tomadas de corrente elétrica, o sistema de conexão, segundo ISO 4165, é uma opção de conexão opcional para a alimentação de uma série de pequenos consumidores como, por exemplo, lâmpadas, ventoinhas, malas térmicas, telefones, computadores portáteis, frigoríficos portáteis, máquinas de café, etc. Consoante a versão, os sistemas de conexão podem ser instalados dentro e fora do veículo. Graças ao adaptador frontal vermelho, os conectores universais permitem a utilização dos dois sistemas com o mesmo conector.
Este sistema de conexão é utilizado predominantemente nos veículos de bombeiros para o carregamento da bateria. Dados técnicos:
➔ Temperatura de serviço: -40 °C até +100 °C
➔ Tensão de serviço: 6 - 42 V
➔ Intensidade de corrente: máx. 16 A
O sistema de conexão de 3 polos, segundo DIN 9680, é utilizado em tratores e máquinas agrícolas para a conexão elétrica de consumidores permanentes como, por exemplo, gadanheiras, escavadoras e varredoras, com um consumo de corrente de máx. 25 A. Esta norma não é válida para ligações elétricas destinadas à alimentação de equipamentos de iluminação (ver ISO 1724).
O sistema de conexão de 3 polos, sem norma, é utilizado para a transferência de funções complementares entre o trator e o reboque.
O sistema de conexão de 4 polos, segundo a norma DIN 72 575, é utilizado para a transferência de funções complementares entre o trator e o reboque.
Capacidade de carga:
➔ Máx. 16 A a 6–24 V (corte seccional de 1,5 mm²)
➔ Máx. 25 A a 6–24 V (corte seccional de 2,5 mm²)
O sistema de conexão de 5 polos, segundo a norma ISO 1724, é utilizado para a transferência de funções complementares entre o trator e o reboque.
Capacidade de carga:
➔ Máx. 16 A a 6–24 V (corte seccional de 1,5 mm²)
➔ Máx. 25 A a 6–24 V (corte seccional de 2,5 mm²)
O sistema de conexão de 7 polos de 12 V, segundo ISO 1724 / ISO 3732, é o sistema mais utilizado para ligações elétricas entre tratores e reboques, com uma rede de bordo de 12 V. O sistema é principalmente utilizado para aplicações com requisitos de aplicação médios. O sistema é composto por um conector normal, tipo N, segundo ISO 1724 e por um conector adicional, tipo S, segundo ISO 3732. O sistema adicional distingue-se do sistema normal através de um corpo e contactos brancos e a disposição dos contactos impede que estes sejam trocados por engano.
O sistema de conexão de 7 + 6 polos, para a ligação elétrica do veículo trator ao reboque, também pode ser utilizado com 7 ou 13 polos.
O sistema de conexão de 7 polos 24 V, segundo ISO 1185 / ISO 3731, é atualmente o sistema mais utilizado para a ligação elétrica entre tratores e reboques ou camiões e reboques no segmento dos veículos utilitários. O sistema é principalmente utilizado para aplicações com requisitos de aplicação médios. O sistema é composto por um conector normal, tipo N, segundo ISO 1185 e por um conector adicional, tipo S, segundo ISO 3731. O sistema adicional distingue-se do sistema normal através de um corpo e contactos brancos e a disposição dos contactos impede que estes sejam trocados por engano.
O sistema de conexão de 15 polos, segundo ISO 12098, é o sistema moderno para a transmissão das funções de luz e complementares nas redes de bordo de 24 V. As vantagens técnicas do sistema como, por exemplo, fiabilidade do contacto eestanqueidade à água fazem com que este seja a primeira escolha dos principais construtores de veículos utilitários. O sistema tem vindo a substituir as gerações de sistemas de conexão mais antigos de 7 polos. Os conectores são compatíveis com aplicações ADR / GGVS.
Os sistemas de conexão segundo ISO 7638-1 / ISO 7638-2 são utilizados em quase todos os veículos utilitários com sistema ABS /EBS.
Os conectores são compatíveis com aplicações ADR / GGVS.
Este grupo de produtos inclui diversos conectores para aplicações especiais que são principalmente utilizados no ramo militar, mas também em todos os segmentos em que os sistemas estão expostos a fortes correntes elétricas e em que é dada muita importância a elevados níveis de segurança combinados com um fácil manuseamento. O sistema de 12 polos 24 V, segundo VG 96923, caracteriza-se pelos elevados requisitos do ramo militar, especialmente no que concerne à resistência à sujidade e resistência a pancadas. O sistema de 2 polos 24 V, segundo VG 96917, cumpre requisitos similares e é utilizado para o carregamento de baterias com correntes até 500 A (carga de curto tempo até 10 s). O sistema de conexão, segundo ISO 4165, é utilizado para a conexão elétrica de diversos consumidores.
➔ Adaptador para uma tomada de 13 polos (ISO 11 446) no veículo trator para uma ficha de 7 polos (ISO 1724) no cabo do reboque
➔ Adaptador para uma tomada de 7 polos (ISO 1724) no veículo trator para uma ficha de 13 polos (ISO 11 446) no cabo do reboque
➔ Cabo de ligação de 7 polos (ISO 1724)
➔ Adaptador compacto UK de 13 polos (ISO 11 446) no veículo trator para duas fichas de 7 polos (ISO 1724 + ISO 3732) nos cabos do reboque
➔ Cabo adaptador de 24 V da tomada de 15 polos (ISO 12098) no veículo trator para duas tomadas de 2 polos (ISO 1185 e ISO 3731) no reboque
➔ Cabo adaptador disponível em dois tamanhos, outros tamanhos a pedido
➔ Conector de verificação para tomadas de 7 polos (ISO 1724) e de 13 polos (ISO 11446)
➔ Conector de verificação para cabos de reboque em espiral (ISO 1185)
➔ Conector de verificação para tomadas ABS
Os cabos de reboque em espiral são utilizados para a ligação elétrica entre veículos tratores e reboques, no segmento dos veículos utilitários.
Os cabos são necessário para transportar a corrente elétrica no veículo do ponto A para o ponto B. A conceção, tamanho, material e construção são determinados pelos requisitos a cumprir, no que diz respeito à tensão, corrente e frequência, bem como as condições ambiente a que o cabo está exposto.
Non-insulated crimp connectors are typically used in splash water-protected areas of a vehicle and serve primarily as detachable system elements for electrical and mechanical connections/branches of cables. In the course of time, a number of different contact systems have become established, depending on the application area and vehicle age.
Os conectores cravados isolados "Duraseal" estão equipados com uma capa retrátil em nylon, que está revestida com uma fina camada de cola, com a qual é possível estabelecer uma ligação estanque à água, entre o cabo e o contacto. Para este efeito, a capa de nylon é aquecida com uma pistola de ar quente (ou outra fonte de calor) até aprox. 135 °C. A esta temperatura o material da capa envolve estanquemente o cabo. Desta forma é possível abdicar de outras formas de isolamento (p. ex. mangas retráteis ou fita de isolamento).
Conectores cravados isolados são cravados com a respetiva ferramenta na extremidade colorida, de modo a criar um contacto fixo e seguro com o cabo. O material de isolamento é composto por PVC (resistência térmica máx. 80 °C) ou Nylon (máx. 105 °C). A manga de isolamento dispõe de um formato afunilado especial "Easy-Entry", que facilita a entrada do cabo.
Os terminais de cabos previnem a abertura dos fios de condutores de cobre, de fios múltiplos, e facilitam a entrada nos terminais. Para isso, o casquilho terminal é cravado na parte descarnada do cabo. Consoante a ferramenta, o casquilho cravado pode assumir diferentes formatos. O programa corresponde em termos de formato e dimensões à norma DIN 46228-4. O material é composto por cobre com superfície niquelada e uma manga em PVC.
Sempre que é necessário ligar vários cabos, com um diferente número de condutores, é muito fácil perder o fio à meada. Para essas situações, as caixas de conexão de cabos HELLA são a solução ideal, fácil e segura, permitindo pôr ordem no caos. A sua construção fechável e resistente ao fogo, oferece a proteção necessária para os vários condutores.
Conectores "SUPERSEAL" cumprem as prescrições da norma IEC 529 e da norma DIN ISO 40050 e são da classe IP 67, que garante a proteção máxima contra a entrada de água e pó. Devido às suas características especiais, os "SUPERSEALS" são especialmente procurados para aplicações em que outros sistemas de ligação são incapazes de resistir a pressões e humidades intensas.
O conceito dos conectores DEUTSCH da "série DT" combina materiais de alta qualidade, formando um sistema de conexão de extrema fiabilidade e de fácil manuseamento. Graças a estas características, o programa é particularmente indicado para aplicações sob condições extremas, com reduzidas taxas de avaria e elevados níveis de fiabilidade.
Conectores de terminais são uma possibilidade simples para proteger ligações de cabos não isoladas contra influências externas. A gama de produtos engloba caixas para conectores cravados padrão e sem isolamento, com fixação, bem como sistemas de conectores circulares CONI e Mate’n’Lock.
Para prender um grupo de cabos de forma organizada, com frequência, é necessário mais do que o agrupador de cabos. Os nossos agrupadores de cabos são resistentes às intempéries, dificilmente inflamáveis e resistentes a ácidos orgânicos diluídos, óleos, gasolina, água salina, solventes e gorduras. Garantem também a fixação perfeita, mesmo de pequenas quantidades de cabos, pelo que não é necessário utilizar calços ou outros materiais de preenchimento para garantir uma fixação adequada.
Agrupadores de cabos permitem uma fixação e união rápida de cabos, chicotes de cabos e de uma vasta variedade de componentes. Este sistema, quase inalterado há décadas, é simples, barato e universal.
Unir e fixar cabos.
A fita adesiva de isolamento elétrico é composta por material não-condutor, sendo ideal para inúmeras aplicações no ramo automóvel, sem ter qualquer efeito negativo sobre a eletrónica de bordo. Este sistema universal é ideal para unir, fixar, isolar provisoriamente ou para identificar cabos com cores.
Atualmente existem inúmeras variações especiais que são adequadas para as mais diversas aplicações específicas.
As mangas retráteis são uma ferramenta excelente para o isolamento vedado de conectores de cabos, contactos cravados ou para a reparação de cabos danificados. Graças à vasta variedade de cores, estes são também ideais para trabalhos de união e de marcação. Consoante a respetiva aplicação, o utilizador pode recorrer a diferentes modelos retráteis, com ou sem cola no interior.
Seja como peça sobressalente ou como componente OE — graças à elevada dureza do material e aos elevados níveis de resistência à corrosão, os terminais universais HELLA oferecem um excelente serviço. A gama cumpre rigorosamente as normas atuais para terminais de bateria.
Estes condutores elétricos altamente flexíveis são utilizados há décadas para uma série de aplicações elétricas automóveis. Tal como o próprio nome indica, estes asseguram a ligação à terra de interferências CEM ou de cargas estáticas. O cabo de ligação à massa tem de resistir a elevadas intensidades elétricas, por exemplo, como as que podem ocorrer entre o motor de arranque e a bateria. Sempre que existir uma falha no sistema elétrico, esta pode dever-se ao defeito ou inexistência do cabo de ligação à massa.
Braçadeiras são os elementos de fixação típicos para os mecanismos condutores de líquidos. Graças à elevada resistência à tração, ao elevado binário de rutura e uma distribuição uniforme da força de aperto, as nossas braçadeiras universais são especialmente indicadas para aplicações sujeitas a elevados esforços mecânicos. Todas as dimensões estão disponíveis em diferentes ligas de materiais.
Em comparação com as braçadeiras normais, as braçadeiras elásticas (FBS) estão equipadas com um mecanismo de fixação flexível. Esta característica atribui-lhes uma maior resistência quando exposta a fortes oscilações da temperatura (p. ex. nos circuitos do ar ou do combustível). Se o sistema do fluido dilatar ou reduzir em diâmetro, com o aumento/descida da temperatura, estas braçadeiras adaptam-se respetivamente. Esta característica garante uma fixação ideal em todas as condições.
Os casquilhos para as lâmpadas incandescentes são utilizados para aplicações especiais, entre outras, para faróis adicionais em máquinas agrícolas e de construção. Além disso, estes são utilizados para realizar reparações em faróis, nos quais o casquilho derreteu devido ao calor da lâmpada ou em caso de corrosão e consequentes ocorrências de resistências de contacto.
Os aparelhos para a conexão de reboques permitem a utilização de reboques de 12 V em veículos com uma tensão de serviço de 24 V. O transformador integrado permite o funcionamento sem a utilização de um aparelho de compensação de corrente separado. O aparelho para a conexão de reboques tem 7 canais para a função das luzes do reboque. A falha de funcionamento da luz de pisca do reboque de 12 V é assinalada pela luz de controlo de série C2.
O aparelho de compensação de corrente determina as tensões das duas baterias de 12 V. Se a bateria do lado da massa apresentar uma tensão mais baixa, este aparelho assegura o fornecimento de uma corrente de compensação. Um díodo luminoso sinaliza quando o aparelho está a trabalhar.
Assim, é possível conectar consumidores de 12 V na bateria do lado de massa.
Os sortidos HELLA são compostos por uma seleção dos produtos mais correntes da respetiva gama — composição compacta e bem estruturada num conceito qualitativo e transportável. Até 4 malas podem ser integradas na "Handy-Box" prática que, além da pega de transporte, também oferece muitas opções de fixação.
A HELLA Handy Box é um meio de transporte prático para até 4 malas de sortido.
O jogo de ferramentas de crimpagem "Basic" permite executar com segurança uma série de conexões cravadas. As várias pontas são de fácil e rápida substituição, sendo uma alternativa de baixo custo, rápida e compacta para várias ferramentas elétricas. O conjunto de desbloqueio oferece as ferramentas necessárias para descravar ligações existentes.
A geometria especial do perfil da ferramenta de crimpagem "Profi" permite um trabalho radial muito preciso com os contactos. O posicionamento perfeito das pontas da ferramenta é assegurado pelo conceito de fixação Crimp-Set patenteado. Além disso, a pinça está equipada com uma unidade de corte e de descarnar que atribui a este conjunto de ferramenta o seu caráter universal. O conjunto é completado por um kit modular de lâminas de desbloqueio.
O sistema de ferramentas "Heavy Duty" da HELLA oferece, graças à sua tecnologia de crimpagem (engaste) linear, os mais elevados níveis de precisão de trabalho. Em relação aos alicates tradicionais de funcionamento radial, este conceito caracteriza-se por uma distribuição uniforme da força durante o processo de crimpagem. Esta assegura resultados de trabalho uniformes e qualitativos. A estruturação modular do sistema permite uma composição personalizada, assim como a substituição separada dos punhos base e das ferramentas de crimpar e de desbloqueio.
Todas as ferramentas manuais de aplicação específica foram concebidas para áreas de aplicações especiais. Todos os tipos têm um acabamento de alta qualidade e garantem resultados de trabalho precisos e perfeitos.
➔ Para motores a gasolina < 7500 ccm; Motores a gasóleo: < 4000 cm
➔ Revestimento das pinças reforçado, para um menor desgaste
➔ Cabos CCA em alumínio revestido a cobre; Corte seccional: 50 mm²
➔ Incl. bolsa prática (vantagem do programa)
➔ Disponível em diferentes tamanhos
➔ Com proteção contra sobretensão