Know-how OE para o Aftermarket — A HELLA participa ativamente no desenvolvimento das megatendências como a condução autónoma. Na qualidade de fabricante de equipamento original, somos pioneiros na transformação da mobilidade. Assim, prestamos um contributo decisivo para a crescente autonomia das funções dos veículos, que podem proporcionar maior segurança e maior conforto no tráfego rodoviário. Na qualidade de parceiro do comércio grossista e de aliado da oficina independente, transferimos o nosso know-how OE e transformamos os nossos parceiros no Aftermarket em especialistas na manutenção de sistemas de assistência à condução.
Os sistemas de assistência utilizam, por exemplo, sensores de ultrassons e de radar, bem como sistemas de câmaras para monitorizar o ambiente ao redor do veículo e comparam esses valores com outros dados do veículo como, por exemplo, velocidades ou acelerações. Consoante o tipo de função, estes informam ou advertem, intervêm temporariamente ou exercem uma função de automatização contínua.
Sem sensores de alto desempenho nada disto seria possível. Estes são os sensores mais importantes:
Cada vez mais veículos estão equipados com mais sistemas de assistência à condução (Inglês: "Advanced Driver Assistance System" ADAS). Desde há muito, os sistemas de assistência deixaram de ser presença exclusiva nas marcas Premium e de alta gama. Hoje em dia, até mesmo os pequenos citadinos podem estar equipados com inúmeros sistemas de assistência à condução.
E na Europa, a partir de 2022, muitos sistemas de assistência serão até mesmo obrigatórios para novos veículos. Estes incluem, entre outros, o assistente de velocidade inteligente, o assistente de travagem, o assistente de faixa de rodagem e um sistema de aviso que deteta a sonolência e diminuição da atenção do condutor. A partir de 2024, todos os veículos novos terão de ser equipados com sistemas adicionais.
Os sistemas já chegaram há muito tempo ao Aftermarket: As oficinas independentes são cada vez mais confrontadas com estes sistemas. Estes também requerem serviços de manutenção, ajustagem e, por vezes, de recalibração. E o desenvolvimento está longe do fim: Os especialistas estimam que a produção de sistemas de radar irá aumentar de 18 milhões de unidades em 2020 para 138 milhões de unidades em 2040 (Fonte: Strategy Analytics, 2021). — Muito trabalho para as oficinas de automóveis!
Sensores modernos e software de alto desempenho: Os sistemas de assistência à condução abrem o caminho para a condução autónoma. Hoje em dia, os produtos da HELLA já permitem a terceira fase dos cinco níveis da condução autónoma.
Como um dos principais fabricantes OE no segmento dos sistemas de assistência à condução, dispomos de um portfólio de produtos particularmente vasto: De sensores de chuva/luz, sensores de controlo da pressão dos pneus, sensores de rotação das rodas e sensores de radar de alto desempenho. Também estamos muito bem posicionados no que respeita à condução automatizada. Os produtos HELLA já cobrem cerca de 60% das aplicações de sistemas de assistência à condução. Tendência crescente.
Por um lado, as oficinas independentes necessitam do know-how especializado para poderem trabalhar profissionalmente nos sistemas de assistência à condução. Um exemplo, é a calibração dos sensores de acordo com as especificações do fabricante. Por outro lado, as oficinas necessitam de equipamento adequado para os trabalhos de diagnóstico e de calibração.
A tendência crescente do aumento de sistemas de assistência à condução está de mãos dadas com o aumento da complexidade dos trabalhos. A HELLA habilita o comércio grossista e as oficinas independentes a superaram os desafios desta transformação e prepara-os para a condução autónoma do futuro. E tudo isto a partir de um único fornecedor: Desde peças sobressalentes certas, passando por inteligentes ferramentas de diagnóstico e de calibração até à formação eficaz e informações de produto e de montagem eficientes: