A bateria de alta voltagem é o componente essencial de um veículo elétrico e é o componente mais dispendioso. Do seu "estado de saúde" (State of Health = SoH) dependem a potência, autonomia e o valor comercial do veículo. Assim, o diagnóstico da bateria é um fator de crescente importância no dia a dia das oficinas e no mercado de venda de veículos usados.
Com o diagnóstico de bateria "Basic" e o diagnóstico de bateria certificado "Pro", a Hella Gutmann segue no encalce de duas soluções. O diagnóstico "Basic" do SoH, através da leitura dos parâmetros internos do veículo, habilita as oficinas a oferecer uma informação rápida sobre o estado da bateria de alta voltagem, por exemplo, no âmbito de um serviço de manutenção. Os parâmetros definidos pelo respectivo fabricante automotivo como, por exemplo, a voltagem das células, a impedância das células e SoH, fornecem as informações necessárias para a detecção de células de baixa potência. Além disso, esses parâmetros são a base perfeita para um bom atendimento ao cliente, por exemplo, em relação ao uso correto da bateria e ao valor residual do veículo. O equipamento de diagnóstico mega macs mais recente (a partir da versão do software 67) permite o diagnóstico da bateria de alta voltagem através dos vários parâmetros em poucos minutos, na variante "Basic".
Para obter um diagnóstico independente do SoH, sem estar limitado aos parâmetros definidos pelos fabricantes automotivos e, assim, permitir um diagnóstico objetivo do veículo, a Hella Gutmann está desenvolvendo em parceria com a Battery Quick Check GmbH (uma Joint venture da TÜV Rheinland e TWAICE Technologies GmbH) o diagnóstico da bateria de alta voltagem "Pro". O diagnóstico usando algoritmos de diagnóstico inteligentes, fornece fatos objetivos sobre o SoH real da bateria de alta voltagem e permite tirar elações sobre o modo e tipo de uso até à data. Este é um ponto importante, por exemplo, nas peritagens de veículos para locadores e seguradoras, pois a frequência de descargas rápidas ou profundas acelera de forma flagrante o processo de envelhecimento de uma bateria de íons de lítio. Em contraste com as soluções existentes no mercado, a Hella Gutmann e seus parceiros não apostam em cargas de bateria demoradas enquanto dirigem. Em vez disso, são realizadas cargas controladas por software, através do equipamento de diagnóstico mega macs X e Wallbox durante o processo de carga, por exemplo, na oficina. Os valores medidos são imediatamente analisados algoritmicamente. O diagnóstico da bateria de alta voltagem "Pro" não deverá demorar mais do que uma hora. Um certificado final, com o processo certificado pela TÜV Rheinland, documenta a avaliação independente do estado de saúde da bateria de alta voltagem, formando, assim, a base inquestionável para peritagens e avaliações dos valores residuais dos respectivos veículos.