Passion for Clean Mobility! A mobilidade elétrica está na moda — e em crescente número na estrada. Nós, na HELLA, estamos a dar o nosso contributo: desde veículos Mild Hybrid a veículos puramente elétricos, disponibilizamos sistemas eletrónicos à medida que apoiam os fabricantes de renome rumo à tecnologia do futuro.
Na minissérie “Do you speak electric?” que terá início muito em breve, explicamos alguns termos e conceitos das novas tecnologias. Acompanhe-nos na descoberta dos conceitos e termos do excitante e novo mundo da New Mobility!
Os veículos com tecnologia Mild Hybrid (híbrido leve) são ideais para quem quiser aventurar-se no mundo dos veículos elétricos. Apesar de não poderem circular exclusivamente a energia elétrica, põem literalmente em marcha o motor de combustão nos momentos decisivos. Esta tecnologia permite reduzir o consumo de combustível e otimizar o balanço de CO2 do veículo. Com o sistema de gestão de baterias de dupla voltagem ou com o PowerPack 48V da HELLA, é possível transformar qualquer veículo convencional num Mild Hybrid.
Um sensor de bateria inteligente (IBS) é a chave para uma gestão inteligente da energia, seja num veículo ligeiro de passageiros ou num pesado. A HELLA, na qualidade de líder de mercado, fornece os sensores certos para ambas as aplicações. O IBS regista todos os parâmetros como a idade ou estado de carga da bateria.
Soa poderoso — e é! Desenvolvido pela HELLA, é uma solução de sistema inteligente e compacta, destinada a veículos de alto desempenho. Este Pack consiste num bloco de baterias de iões de lítio, sistema de gestão de baterias e conversor de voltagem. Este permite, por exemplo, um apoio da transmissão sem emissões a curto prazo e, além disso, o PowerPack também suporta funções híbridas, tais como Active Coasting ou a recuperação. A HELLA faz parte do grupo restrito dos fornecedores globais mais importantes deste segmento.
Os veículos Mild Hybrid (motor de combustão apoiado por motor elétrico) são uma importante tecnologia de transição. A HELLA desenvolveu para este fim o Dual Voltage Battery Management System (sistema de gestão de baterias de dupla voltagem). Com este conceito de dupla voltagem, tanto as aplicações de 12 Volts como as de 48 Volts podem ser alimentadas simultaneamente. Deixa de ser necessário um transformador CC/CC externo, bem como uma bateria de iões de lítio separada. Assim, esta tecnologia não ocupa mais espaço no compartimento do motor do que a bateria convencional de chumbo-ácido.
Diferentes aplicações eletrónicas no automóvel requerem diferentes tensões de serviço. O transformador CC/CC converte a energia elétrica entre duas redes de bordo com diferentes tensões de serviço, a fim de assegurar uma alimentação elétrica segura e estável em qualquer momento. As soluções da HELLA oferecem a opção perfeita para cada modelo. Um transformador CC/CC para veículos de alta voltagem (veículos elétricos e Mild Hybrid) já se encontra na fase de desenvolvimento.
A evolução lógica da eletrificação consiste num Battery Electric Vehicle, também designado por Pure Electric Vehicle ou All Electric Vehicle. Estes veículos dispensam completamente um motor de combustão interna e apostam num grupo motopropulsor puramente elétrico. O segmento ainda é pequeno, mas tem um grande potencial de crescimento. A HELLA está a trabalhar no progresso e no avanço da eletrificação, através da criação e implementação de tecnologias compactas e altamente eficientes.
Um Onboard Charger (OBC) permite o carregamento da bateria do veículo numa tomada convencional, mas também num posto de carregamento elétrico. O tempo de carregamento da bateria depende fundamentalmente da classe de potência do OBC. Com uma eficiência máxima de mais de 98% e um design compacto e flexível, a Hella cumpre todos os requisitos para uma integração otimizada no veículo e para tempos de carregamento rápidos e práticos.
Tudo o que permite poupar energia é bom — porque oferece aos veículos elétricos uma maior autonomia. O conceito da recuperação deve ser visto neste contexto. No mundo da mobilidade elétrica, este representa a regeneração, isto é, a recuperação da energia produzida durante as travagens para a bateria do veículo. Com o → Dual Voltage Battery Management System ou o → PowerPack 48 Volt, a HELLA viabiliza este valioso método de recuperação de energia.
Tal como a → recuperação, também a Passive Coasting faz parte das tecnologias utilizadas nos veículos híbridos para a poupança do combustível. Literalmente traduzido, o termo significa "Velejar ativamente". Com este termo é designado o aproveitamento da energia cinética, com o motor de combustão desligado. Muitos componentes da HELLA apoiam esta função com a maior eficiência atualmente disponível no mercado.
O State of Health (SOH) de uma bateria descreve o estado de saúde da mesma. O SOH é determinado a partir de uma série de valores como, por exemplo, a capacidade residual e a estimativa da autonomia no veículo elétrico. Neste contexto, é importante a verificação regular do State of Health, para o qual são utilizados os sistemas de gestão de baterias e, nos veículos híbridos, o → sensor de bateria inteligente (IBS) da HELLA.