BACK

Faróis sustentáveis: A HELLA dá um grande passo em direção ao futuro

Na edição deste ano da feira Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, a FORVIA HELLA apresentou um conceito de farol que não só reduz em 70% as emissões de CO2, como também não supera todos os níveis de desempenho e de funcionalidade dos produtos existentes no mercado.

Pioneiro em faróis sustentáveis

Yves Andres, membro da administração da FORVIA HELLA, sublinha a ambição da empresa em moldar a mobilidade do futuro, através de soluções de produtos inovadores e sustentáveis. “Queremos desenvolver produtos que beneficiem os clientes, os consumidores e o ambiente em igual medida. Enquanto líder tecnológico, queremos também desempenhar um papel pioneiro no domínio da iluminação automóvel e dar um passo significativo em direção a uma economia circular com o nosso conceito do farol sustentável”.

Menos, melhor, mais tempo: este é o conceito de sustentabilidade

O conceito central do farol sustentável baseia-se nos três princípios fundamentais „use less, use better, use longer“. O número de componentes utilizados é significativamente inferior, sendo os elementos decorativos combinados com componentes estruturalmente necessários. Além disso, apostamos principalmente em materiais recicláveis e em componentes individuais normalizados que podem ser reaproveitados no final da respetiva vida útil do farol. Um elemento-chave é o módulo de iluminação SSL48, cuja lente Fresnel plana não só permite reduzir o peso e a quantidade de material empregue, mas também garante uma fase de utilização energeticamente eficiente, graças a funções de luz controladas por software. Em comparação com os modelos de faróis equivalentes disponíveis no mercado, estes podem ser desmontados e componentes danificados substituídos, aumentando a vida útil do farol e a taxa de reciclagem.

O conceito do farol sustentável visa a neutralidade dos custos

Apesar do seu elevado nível de sustentabilidade, o conceito global do farol sustentável não implica quaisquer custos financeiros adicionais, em comparação com os faróis LED convencionais existentes no mercado. O reaproveitamento de componentes, a redução do número de componentes e do peso do produto final, pretendem equilibrar o custo mais alto dos materiais de maior qualidade. Yves Andres sublinha a importância deste conceito: "Sustentabilidade, desempenho e funcionalidade não se contradizem!" No futuro, a FORVIA HELLA pretende continuar a desenvolver o conceito do farol sustentável em conjunto com os seus clientes e, a médio prazo, integrá-lo em potenciais produtos de série.