Ainda estão na fase de registo ou já estão a diagnosticar? O acesso a veículos protegidos pode ser bastante moroso e complexo. O motivo: os fabricantes de automóveis utilizam diferentes sistemas para proteger os dados dos veículos contra ataques de hackers. Os procedimentos para aceder aos respetivos portais OE diferem de marca para marca. Especialmente os colaboradores de oficinas independentes conhecem bem esta problemática: têm de iniciar sessão em cada portal OE individualmente — já para não mencionar as palavras-passe esquecidas ou os nomes de utilizador inválidos. Mas existe uma solução prática que impede que o diagnóstico multimarcas se transforme num teste à paciência: Cyber Security Management para mega macs! Basta efetuarem a autenticação uma única vez em Hella Gutmann e já está — podem iniciar o diagnóstico multimarcas sem terem de recorrer diretamente aos vários portais OE. Música para os vossos ouvidos? Mas isso não é tudo: com a versão 66 do software, a função Cyber Security Management é também compatível com os modelos Renault e Kia mais recentes — o que significa que, agora, a solução multimarcas já é compatível com um total de doze marcas.
Para os proprietários de um mega macs X, a partir da configuração X2, ou de um outro aparelho mega macs com uma licença Update Plus, o nosso Cyber Security Management é gratuito. Tal como já acontece com veículos da Fiat, Chrysler, Jeep, Mercedes-Benz, Audi, Cupra, Seat, Skoda e VW, o Gateway CAN pode ser desbloqueado automaticamente nos modelos mais recentes da Renault, Dacia e Kia. Para a Renault e a Kia, funções como a leitura e a eliminação de códigos de erro e a visualização de parâmetros são possíveis sem o Cyber Security Management e, portanto, também em modo offline. Outras funções, tais como testes de atuadores, também podem ser executadas em modelos Renault com gateway CAN sem ligação à Internet. Por outro lado, para trabalhos tais como calibrações de câmaras ou codificação de injetores, o gateway CAN é automaticamente desbloqueado no mega macs através do Cyber Security Management. Para tal, é necessária uma ligação online ao servidor de dados da Hella Gutmann.
Para todos os que fazem frequentemente diagnósticos em veículos da marca Fiat Chrysler, temos mais uma informação: o certificado de Cyber Security Management foi alterado, o que afeta os desbloqueios do gateway de segurança. A boa notícia: a nova solução do fabricante já foi implementada na versão 66 do software mega macs, a qual está atempadamente disponível. Para que possam continuar a trabalhar nos veículos das marcas Fiat, Alfa Romeo, Jeep e Chrysler, recomendamos que atualizem a versão 66 do software o mais rapidamente possível — naturalmente esta atualização não terá qualquer custo adicional.
Renault Talisman Facelift (ano de fabrico 2020), Zoe Facelift e Clio V a partir do ano de fabrico 2019, Captur II, Twingo III Facelift e Megane IV Facelift a partir do ano de fabrico 2020, Twingo ZE, Arkana, Dacia Spring (ano de fabrico 2021) e Kia Ceed/proCeed a partir de 2019, bem como o menos comum Stinger a partir de 2018. O número de modelos de veículos disponíveis continuará a aumentar, à medida que forem acrescentados novos modelos.