Os principais fatores que influenciam a vida útil dos calços de travão, das maxilas de travão, dos discos de travão e dos tambores de travão são a corrosão interna e externa. Estes produtos devem ser armazenados em locais que não excedam as condições climatéricas europeias (-10 °C até 30 °C).
Recomenda-se um controlo visual periódico dos produtos todos os 3-5 anos.
Após o período supracitado, todos os materiais de fricção devem ser alvo de um controlo visual, a fim de verificar a existência de corrosão avançada. Se não for detetada qualquer corrosão, os materiais poderão continuar armazenados por mais 3-5 anos. Passado esse período é obrigatório um novo controlo visual.
Corrosão ligeira superficial não é crítica e desaparece, por norma, com as primeiras travagens. Se um calço do travão ou uma maxila de travão apresentar sinais de corrosão avançada, a ponto de não ser possível cumprir as dimensões especificadas, o produto já não pode ser instalado na viatura e deve ser eliminado.
Os discos de travão revestidos da HELLA estão permanentemente protegidos contra corrosão. Discos de travão e tambores de travão sem qualquer revestimento estão munidos de uma fina camada de óleo e estão embalados dentro de uma película, estando muito bem protegidos contra corrosão. Contudo, deve ser realizado um controlo visual periódico todos os 3-5 anos. Corrosão ligeira no piso do pneu não é crítica e é eliminada com as primeiras travagens.
Se, no entanto, for verificada a existência de corrosão nas superfícies de encosto do componente para o cubo da roda, o componente deve ser eliminado, consoante o grau de danificação.
A HELLA recomenda as seguintes condições de armazenamento para os produtos supracitados:
Aviso importante de segurança
Não ajuda em nada
Muito útil