Os estados norte-americanos da Califórnia e de Washington aprovaram uma nova lei relativa à compatibilidade ambiental dos calços de travão e das maxilas de travão na indústria automóvel. Ao abrigo desta lei, mais conhecida como “Better Brakes Rule”, os fabricantes de materiais de fricção para travões são obrigados a registar os seus produtos. A partir de 1 de janeiro de 2014, todos os produtos vendidos na Califórnia e fabricados após essa data exigirão um código ambiental no produto.
A partir de 1 de janeiro de 2015, o estado de Washington exige a identificação do produto e da embalagem (etiqueta). O código ambiental no produto é uma combinação do “ano de fabrico” e de uma letra (“A”, “B” ou “N”) indicativa de um grau de conformidade.
Esta letra é atribuída por uma entidade de certificação oficial (NSF) com base nos resultados dos testes efetuados por um laboratório independente acreditado.
No âmbito destes requisitos, o teor de cobre dos calços de travão foi classificado da seguinte forma.
Para indicar o grau de conformidade na embalagem, são utilizadas as seguintes figuras (símbolo de folha):
Para cumprir os requisitos da legislação “Better Brakes Rule”, a HELLA já certificou e identificou com o código ambiental correspondente todos os produtos que poderiam ser potencialmente vendidos nos EUA.
Para cumprir igualmente com os requisitos do estado de Washington, a HELLA integrará o símbolo de folha exibido nas etiquetas dos produtos em questão durante o ano de 2014.
Aviso importante de segurança
Não ajuda em nada
Muito útil