A compressibilidade do calço significa a “capacidade de compressão” do calço do travão, ou seja, o quanto a espessura do calço muda sob pressão. Esta é medida em μm. Um μm é um milésimo de um mm.
Esta unidade ilustra o quão pouco um calço do travão pode realmente ser comprimida. Contudo, existem diferenças significativas que o condutor pode ouvir ou sentir.
Uma compressibilidade elevada é indício de um calço “macio”. Os calços macios são geralmente bons para o conforto de travagem (chiar/arranhar). No entanto, se os calços forem demasiado macios, o condutor sente um curso do pedal longo. Isto significa que o condutor tem de carregar muito no pedal até obter o efeito de travagem desejado. Isto não proporciona uma sensação agradável e segura durante a travagem. Além disso, após uma travagem brusca, os calços de travão podem arrastar excessivamente nos discos de travão. Isto resulta temporariamente num maior desgaste dos calços de travão e dos discos de travão, assim como num maior consumo de combustível.
Uma compressibilidade baixa é indício de um calço do travão “duro”. As desvantagens dos calços demasiado macios descritos acima não se verificam neste caso. No entanto, existe um risco acrescido de os travões chiarem ou começarem a arranhar quando se trava a velocidades mais elevadas. Os ocupantes do veículo sentem isto através de uma vibração no volante ou no pedal do travão. Em casos extremos, contudo, as vibrações de travagem também podem ser ouvidas como um zumbido.
O truque consiste agora em encontrar a dureza certa para o calço do travão, dependendo do veículo e do respetivo sistema de travagem. Isto é conseguido através de medições elaboradas e provas de estrada.
O calço do travão (2) é posicionado com o lado de fricção sobre uma placa de aço sólida, retificada e aquecida (1). Através de um adaptador de êmbolo (3) correspondente ao êmbolo utilizado no travão, o balão volumétrico do dispositivo de ensaio (4) comprime o calço do travão. A força com que o calço é comprimido corresponde a uma pressão de travagem de 160 bar. Um sensor de curso (5) mede a distância pela qual o calço pode ser comprimido. A medição é efetuada à temperatura ambiente e numa placa de aço a 400 °C. A diferença pode ser de, no máx., 2% em relação à temperatura ambiente e, a 400 °C, de, no máx., 5% em relação à espessura do calço.
Os valores de compressibilidade dos calços de travão comercializados pela HELLA são significativamente inferiores aos valores-limite especificados pelo legislador na norma ECE-R90.
Aviso importante de segurança
Não ajuda em nada
Muito útil