Se, nos modelos de veículo supracitados, for detetado este defeito, o problema pode dever-se a um encravamento ou mau funcionamento da guia da pinça de travão. Uma forte oxidação do corpo em alumínio, no interior dos furos, reduz a largura do assento das buchas de amortecimento e provoca o encravamento dos pinos guia.
Visto que este defeito não é visível por fora deve-se controlar, no âmbito da reparação dos travões, o bom funcionamento das guias das pinças:
Para estes trabalhos devem ser utilizados escareadores adequados, a fim de reparar o furo uniformemente. No âmbito destes trabalhos de reparação deve-se substituir as buchas de amortecimento e, se necessário, os pinos guia.
Se todavia for detetada uma oxidação avançada e não for possível assegurar uma reparação segura, deve-se proceder à substituição da pinça de travão.
Se o veículo estiver equipado com um travão de estacionamento elétrico, é necessário desativá-lo antes de iniciar os trabalhos de reparação. Observar neste contexto as respetivas instruções de reparação do fabricante automóvel!
Este problema também pode ocorrer noutros modelos de veículo que estejam equipados com as mesmas pinças de travão.
Aviso importante de segurança
Não ajuda em nada
Muito útil