Se, nos veículos supramencionados, o motor perder potência e a luz de controlo do motor for ativada, a causa possível pode residir no chicote de cabos da unidade da borboleta do acelerador ou na própria borboleta do acelerador.
Podem estar memorizados os seguintes códigos de erro:
- Código de erro “equivalente” a:
- P0638, “Regulação da borboleta do acelerador unidade 1, falha de funcionamento”.
- P2135, “Sensor da borboleta do acelerador/do pedal do acelerador ou sinal do interruptor da borboleta do acelerador/do pedal do acelerador defeituoso ou implausível em relação um ao outro”.
Para a análise de erros, devem ser verificados em primeiro lugar os pinos de encaixe, as interfaces/contactos e o chicote de cabos da borboleta do acelerador. Além disso, a borboleta do acelerador/unidade da borboleta do acelerador deve ser limpa e os códigos de erro registados devem ser eliminados.
Se a avaria persistir, o defeito da borboleta do acelerador pode ser detetado através dos seguintes passos de verificação. Eliminar novamente os códigos de erro e colocar o automóvel no “modo de repouso”, com as portas trancadas (após aprox. 3 minutos). Em seguida, destrancar o veículo e introduzir a chave da ignição na fechadura de ignição (sem rodar). Agora, pressionar o pedal do acelerador até ao máximo,
rodar a chave da ignição, soltar o pedal do acelerador após 3 segundos e ligar o motor. Se os códigos de erro reativarem após menos de 2 segundos, o que é acompanhado por um modo de emergência do motor e pela ativação da luz de aviso, tal indica uma unidade da borboleta do acelerador com defeito.
Neste caso, substituir a unidade da borboleta do acelerador e eliminar os códigos de erro.
Em seguida, a borboleta do acelerador controlada eletronicamente tem de ser reprogramada. Para isso, eliminar primeiro os valores básicos antigos com o mega macs, no menu “Ajustes base/inicializar funções adaptativas”.
A programação é efetuada através do procedimento descrito acima para a verificação da borboleta do acelerador (colocar o automóvel no “modo de repouso”, com as portas trancadas (após aprox. 3 minutos). Em seguida, destrancar o veículo…).
Aviso importante de segurança
Não ajuda em nada
Muito útil