Ficha técnica | |
---|---|
Fabricante | Mini |
Modelo | R57 Cooper S |
Sintoma | Mensagem de erro esporádica de falha na iluminação |
Aviso de segurança importante
As informações técnicas e dicas práticas foram elaboradas pela HELLA, com o intuito de apoiar as oficinas profissionalmente nos trabalhos do dia a dia. As informações disponibilizadas nesse site somente devem ser usadas por pessoal técnico devidamente qualificado.
Nos veículos supracitados pode surgir inesperadamente uma mensagem de erro que adverte para a falha de um elemento luminoso nas lanternas traseiras. Esta série está equipada com um sistema de autodiagnóstico, que verifica o estado dos elementos luminosos após o motorista ligar a ignição. Por vezes, pode acontecer que, após a ativação da iluminação e após um controle visual, não seja detectada qualquer falha na iluminação do veículo.
Uma possível causa do erro pode estar relacionada com uma falha de contato nos cabos elétricos dos suportes das lâmpadas. Com um aparelho de diagnóstico é frequentemente possível identificar na memória de falhas o sistema de iluminação responsável pela mensagem de erro. Se na memória de falhas existir um registro referente a uma falha na iluminação das lanternas traseiras, deve-se prestar especial atenção aos dois suportes das lâmpadas das lanternas traseiras. Nestas, uma redução substancial do efeito de mola no soquete da lâmpada incandescente, pode originar problemas de contato entre o suporte e o soquete das lâmpadas incandescentes. As consequências são deformações térmicas nos suportes e nos soquetes das lâmpadas.
No caso de uma falha, os suportes das lâmpadas das lanternas traseiras devem ser controlados. Para isso, proceder da seguinte forma:
- Desligar a ignição
- Desencaixar cuidadosamente o aro da lanterna traseira dos respectivos encaixes, usando uma cunha em plástico
- Desapertar os três parafusos Torx
- Soltar a lanterna traseira cuidadosamente, deslocando na direção oposta do sentido de marcha (Aviso: event. pode ser necessário apertar as patilhas de retenção (Fig.A) a partir do bagageiro, de modo a facilitar a desmontagem)
- Pressionar a conexão por engate e desconectar
- Girar o soquete da lâmpada incandescente no sentido contrário dos ponteiros do relógio e retirar o soquete
- Soltar o suporte das lâmpadas, liberando as patilhas de retenção na lanterna traseira
O suporte das lâmpadas e os soquetes das respectivas lâmpadas incandescentes devem ser controlados relativamente a problemas de contato. Se o respectivo suporte das lâmpadas apresentar sinais de sobrecargas térmicas, é necessário substituir o suporte das lâmpadas, o soquete da lâmpada e a própria lâmpada incandescente. Eventualmente esta informação também se pode aplicar a veículos de outras séries.
AVISO
Neste contexto, observar sempre as instruções de reparo do fabricante automotivo!
A reimpressão, transmissão, reprodução, utilização em qualquer forma, bem como a comunicação do conteúdo deste documento, incluindo trechos, somente é permitida com nosso consentimento expresso por escrito e fazendo referência à fonte. As apresentações esquemáticas, figuras e descrições têm somente a finalidade de explicar e exemplificar o texto do documento e não podem ser usadas como princípio básico para a montagem ou construção. Todos os direitos reservados.
Não ajuda em nada
Muito útil