Se, nos veículos supracitados, for detetada uma perda de potência no ar condicionado, esta pode dever-se a uma perda de agente refrigerante no parafuso de enchimento do óleo do compressor.
Para resolver o problema, a fuga no parafuso de enchimento do óleo deve ser primeiro confirmada por meio de um detetor de fugas eletrónico. Se o sistema estiver vazio, ou seja, caso já não se encontre mais agente refrigerante no sistema, é possível procurar a fuga com uma mistura hidrogénio-azoto e com um detetor de fugas eletrónico especial.
Para aceder ao parafuso de enchimento, é necessário retirar primeiro a cobertura inferior do motor. Em seguida, o conector do sensor da temperatura dos gases de escape deve ser desconectado e a tubagem para o intercooler deve ser deslocada para o lado. Agora, o parafuso pode ser trocado por uma versão modificada (com um ponto preto). Assegurar previamente que não existe agente refrigerante no sistema.
Após a substituição do parafuso, o sistema deve ser verificado quanto à estanqueidade. Por fim, o sistema é reabastecido com a quantidade de agente refrigerante especificada pelo fabricante e é efetuado um teste de pressão e de funcionamento.
Aviso importante de segurança
Não ajuda em nada
Muito útil