Se o veículo supramencionado apresentar uma falta de potência e, ao mesmo tempo, o ar condicionado falhar e a luz de controlo do motor acender, a causa pode residir num termóstato do líquido de refrigeração defeituoso.
Neste caso, o motor encontra-se normalmente no modo de emergência. Na memória do módulo de comando do motor, estão registados os seguintes códigos de erro: P0171, equivalente a “Mistura unidade 1 demasiado pobre”, assim como P0597, equivalente a “Regulação do aquecimento, termóstato — Interrupção no circuito elétrico”.
Devido ao modo de emergência evidentemente ativada, tende-se a identificar primeiro o erro P0171, relativo à regulação da mistura. Contudo, trata-se muito provavelmente de um erro subsequente. Se estes dois erros estiverem armazenados em combinação, a causa deve ser procurada num termóstato eletrónico com defeito. Este possui uma resistência de aquecimento elétrica. O comando definido do termóstato destina-se a acelerar o aumento da temperatura do motor e, assim, melhorar o comportamento relativamente aos gases de escape. A falta do sinal relevante, por exemplo, se a resistência de aquecimento estiver queimada, faz com que o comando do motor passe para o modo de emergência, a fim de excluir possíveis danos devidos a sobreaquecimento. O termóstato, que se encontra no lado esquerdo da cabeça do motor, só está disponível no estado completo, com carcaça.
Para resolver o problema, é necessário substituir o termóstato, eliminar os códigos de erro e realizar uma prova de estrada.
Aviso importante de segurança
Não ajuda em nada
Muito útil