Nos veículos supracitados, uma programação
de serviço incorretamente executada ou uma codificação errada pode ter como consequência que o compressor do ar condicionado deixe de ser ativado.
O sinal do botão ligar/desligar do ar condicionado
é transmitido para o módulo de comando da rede de bordo. Este comunica via CAN-Bus com o módulo de comando do motor. O relé do acoplamento do compressor é controlado pelo módulo de comando do motor. Com a ajuda de um aparelho de diagnóstico, não só pode ser lida a memória de erros, como também pode ser verificado o funcionamento do acoplamento magnético através de um teste do atuador. Além disso, o aparelho de diagnóstico pode “detetar” até que ponto o sinal de ligar/desligar do interruptor chega ao módulo de comando.
Se os fusíveis e a cablagem estiverem em boas condições,
o comando do acoplamento magnético e o interruptor tiverem sido verificados e não estiverem memorizados códigos de erro relevantes para o sistema, pode resolver-se o problema através de uma nova codificação/programação de serviço do módulo de comando. Estes trabalhos devem ser realizados por um concessionário autorizado.
se, simultaneamente ao problema acima mencionado, não funcionar o aquecimento do vidro traseiro e/ou existir um registo de erro relativamente ao sensor de chuva (que, na realidade, não se encontra montado), isto é indício de uma programação/codificação errada.
Aviso importante de segurança
Não ajuda em nada
Muito útil