Aviso de reparação “Auxílio ao arranque” — Realizar o auxílio ao arranque com um cabo de auxílio ao arranque | HELLA
Aviso de reparação “Auxílio ao arranque”
Realizar o auxílio ao arranque com um cabo de auxílio ao arranque
Se um veículo a motor não conseguir alcançar a velocidade de rotação necessária para o arranque do motor, devido a uma bateria com pouca carga, o arranque do veículo pode ser realizado com a ajuda de uma bateria externa e um conjunto de cabos de auxílio ao arranque. Na maioria dos casos, este procedimento, que também é designado por “ligação direta”, é realizado recorrendo a um segundo veículo e a um cabo de auxílio ao arranque.
Se no local da avaria não estiver presente nenhum técnico de assistência, deve-se prestar atenção aos seguintes pormenores, durante a utilização de cabos de auxílio ao arranque:
- Para evitar danos na rede de bordo do veículo, deve-se utilizar exclusivamente cabos de auxílio ao arranque adequados, com um corte seccional adequado
- Antes do auxílio ao arranque, deve-se ler o manual de instruções dos cabos de auxílio ao arranque e os manuais de instruções dos veículos, incluindo os avisos de segurança
- As baterias dos dois veículos devem ter a mesma tensão nominal
- Se o auxílio ao arranque for efetuado com o auxílio de outro veículo, deve-se garantir que não existe qualquer contacto entre as carroçarias dos dois veículos
A bateria externa que irá fornecer a voltagem necessária para o arranque do motor deve ter carga suficiente e deve ter a mesma ou semelhante capacidade (Ah) da bateria recetora
Aviso de segurança!
- De modo a evitar danos materiais e pessoais, não se deve proceder a um auxílio ao arranque, se as baterias estiverem congeladas, danificadas ou com fugas!
- Não executar qualquer auxílio ao arranque em ambientes potencialmente explosivos!
- Existe perigo de incêndio, explosão e de queimaduras, se os cabos de auxílio ao arranque forem utilizados incorretamente no veículo!
Preparativos para o auxílio ao arranque
- Imobilizar os veículos e impossibilitar um deslocamento inadvertido dos mesmos
- Nos veículos com caixa de velocidades automática deve-se engatar a posição “P” e puxar o travão de estacionamento
- Nos veículos com caixa de velocidades manual deve-se desengatar a alavanca de velocidades (neutro) e puxar o travão de estacionamento
- Antes do auxílio ao arranque, deve-se desligar todos os consumidores como, por exemplo, rádio, sofagem, etc. e desligar a “ignição” nos dois veículos
Conectar os cabos de auxílio ao arranque
Observar neste contexto sempre o aviso referente ao tema “Auxílio ao arranque” nos manuais de instruções dos dois veículos!
- Conectar o terminal 1, do cabo de auxílio ao arranque vermelho, no polo positivo da bateria carregada (B) e fornecedora de energia.
- Conectar o terminal 2, do cabo de auxílio ao arranque vermelho, no polo positivo da bateria recetora, isto, sem carga (A).
- Conectar o terminal 1, do cabo de auxílio ao arranque preto, no polo negativo da bateria carregada (B) e fornecedora de energia.
- Conectar o terminal 2, do cabo de auxílio ao arranque preto, o mais afastado possível do polo de bateria, no terminal de massa/carroçaria ou no bloco do motor do veículo (A), com a bateria recetora.
A= veículo com bateria recetora de energia/B= veículo com bateria fornecedora de energia
Avisos importantes!
- O cabo preto não pode ser conectado no polo negativo da bateria recetora. Existe perigo de explosão nas baterias com formação de gases!
- Nos veículos equipados com sistemas de gestão da bateria, o auxílio ao arranque deve ser realizado através dos pontos de arranque externo localizados no compartimento do motor. Se o auxílio ao arranque for realizado diretamente nos polos da bateria, esse procedimento pode danificar a eletrónica de bordo ou o sensor da bateria.
Fig.
Posição dos pontos de arranque externo
BMW/E90 no compartimento do motor
Realizar o auxílio ao arranque
- Ligar o motor do veículo com a bateria fornecedora de energia (B) e deixar trabalhar em rotação ao ralenti
- Ligar o motor do veículo (A) com a bateria descarregada
- Se o motor não pegar deve-se aguardar cerca de um minuto, no final de cada tentativa de arranque (a qual deve demorar no máximo 15 segundos). Se o motor pegar deve-se deixá-lo trabalhar durante, pelo menos, cerca de 2 minutos, até o motor trabalhar de forma serena e depois retirar os cabos de auxílio ao arranque
Desconectar os cabos de auxílio ao arranque
A desconexão dos cabos de auxílio ao arranque é realizada na ordem inversa.
- Desconectar o terminal 2, do cabo de auxílio ao arranque preto, do veículo com a bateria recetora
- Desconectar o terminal 1, do cabo de auxílio ao arranque preto, do veículo com a bateria fornecedora de energia
- Desconectar o terminal 2 e seguidamente o terminal 1 do cabo de auxílio ao arranque vermelho
Aviso!
No final de um auxílio ao arranque bem-sucedido, deve-se conduzir algum tempo o veículo, com a bateria descarregada, de modo a carregar a bateria.
Para evitar posteriores e consequentes avarias, é aconselhável recarregar a bateria do veículo com um carregador, controlar seguidamente a carga ou proceder à substituição da mesma.