Sensor de detonação funcionamento
Aqui poderá encontrar informações básicas úteis e dicas importantes relacionadas com a temática dos sensores de detonação em veículos.
Aviso importante de segurança
As seguintes informações técnicas e dicas práticas foram elaboradas pela HELLA, com o intuito de apoiar as oficinas profissionalmente nos trabalhos do dia a dia. As informações disponibilizadas neste web site apenas devem ser utilizadas por pessoal especializado e devidamente qualificado.
O sensor de detonação está situado no lado exterior do bloco do motor. Ele deve detectar ruídos detonantes em todos os estados de operação do motor, a fim de evitar danos no motor.
O sensor de detonação "escuta" as oscilações do ruído do bloco do motor e transforma-as em sinais de tensão elétricos. Esses são filtrados e avaliados pelo módulo de comando. O sinal de detonação é atribuído ao respectivo cilindro. Em caso de detonações, o sinal de ignição do respectivo cilindro é "retardado" até não ocorrer mais nenhuma combustão detonante.
Um sensor com defeito pode ser detectado de maneiras diferentes através da detecção de erros do módulo de comando e da consequente estratégia de operação de emergência.
Os sintomas de erros mais frequentes são:
As causas da falha podem dever-se a diversos motivos:
Controlar a cablagem do módulo de comando, verificando a passagem e a conexão à massa dos cabos individuais do conector do módulo de comando.
Conectar um ohmímetro entre o conector do sensor de detonação e o conector desconectado do módulo de comando. Valor nominal: <1 ohm (esquema elétrico necessário para a atribuição de pinos do módulo de comando).
Controlar o pino correspondente no conector do chicote elétrico com um ohmímetro, bem como o conector desconectado do módulo de comando relativamente à massa. Valor nominal: pelo menos, 30 mOhms.
Atenção:
Um pino de conexão pode servir de proteção e apresentar, assim, uma passagem para a massa.
Conectar as sondas de controle do osciloscópio entre o pino do módulo de comando para o sensor de detonação e a massa.
O oscilograma tem que emitir um sinal com um aumento significativo de amplitude.
Se o sinal não for claro, bater ligeiramente contra o bloco do motor, nas proximidades do sensor.
Se a detonação não for detectada, isso indica um circuito de comutação ou sensor com defeitos.
Prestar atenção ao torque de aperto durante a montagem. Não usar arruelas de pressão ou arruelas planas.
Não ajuda em nada
Muito útil