Sensor da árvore de comando de válvulas funcionamento
Aqui poderá encontrar informações básicas úteis e dicas importantes relacionadas com a temática do sensor da árvore de comando de válvulas em veículos.
Aviso importante de segurança
As seguintes informações técnicas e dicas práticas foram elaboradas pela HELLA, com o intuito de apoiar as oficinas profissionalmente nos trabalhos do dia a dia. As informações disponibilizadas neste web site apenas devem ser utilizadas por pessoal especializado e devidamente qualificado.
Os sensores da árvore de comando de válvulas têm a função de definir, com extrema precisão, e em coordenação com o sensor da árvore de manivelas, a posição exata do mecanismos de manivela. Graças à combinação dos dois sinais dos sensores, o módulo de comando sabe em que momento o primeiro cilindro se encontra no ponto cego superior.
Essa informação é triplamente necessária:
O sensor da árvore de comando de válvulas funciona segundo o princípio Hall. Ele detecta uma coroa dentada, que se encontra na árvore de comando de válvulas. A tensão Hall do IC Hall que se encontra na cabeça do sensor se altera devido à rotação da coroa dentada. Essa tensão variável é transmitida ao módulo de comando, onde é avaliada a fim de determinar os dados necessários.
Um sensor da árvore de comando de válvulas com defeito pode se manifestar da seguinte forma:
As causas para a falha do sensor da árvore de comando de válvulas podem ser as seguintes:
Controle do cabo de ligação entre o módulo de comando e o sensor com o ohmímetro. Desconectar o conector do módulo de comando e do sensor, controlar os cabos individuais relativamente a passagem. É necessário um esquema elétrico para a atribuição de pinos. Valor nominal: aprox. 0 ohm.
Controlar a conexão à massa dos cabos de conexão. Medição entre o conector do sensor e a massa do veículo, conector desconectado do módulo de comando. Valor nominal: >30 mOhms.
Controlar a tensão de alimentação do módulo de comando ao sensor. Conectar o conector do módulo de comando, ligar a ignição. Valor nominal: aprox. 5 V (observar as especificações do fabricante).
Controle da tensão do sinal. Conectar o cabo de medição do osciloscópio e iniciar o motor. No osciloscópio tem que ser visível um sinal de onda quadrada.
Prestar atenção a uma distância correta em relação à roda do sensor e ao assento da vedação.
Não ajuda em nada
Muito útil