Bomba de combustível de alta pressão
Aqui você encontra informações úteis e dicas valiosas relacionadas com a temática da bomba de combustível de alta pressão.
Aviso de segurança importante
Desde a introdução dos sistemas Common Rail nos motores diesel, as bombas de combustível de alta pressão são componentes indispensáveis do sistema de preparação e de tratamento do combustível. Com a introdução da injeção direta nos motores de gasolina, as bombas de alta pressão também são utilizadas nos motores Otto.
O sistema de combustível de um moderno motor de injeção direta de gasolina consiste em um circuito de baixa pressão e um sistema de alta pressão. No circuito de baixa pressão, o combustível é aspirado do reservatório por uma bomba de combustível elétrica e transferido para a bomba de alta pressão.
A pressão do sistema no circuito de baixa pressão é regulada pelo módulo de comando do motor e pode ser de até 6,0 bar, dependendo do sistema. No circuito de alta pressão, o combustível é transportado pela bomba de alta pressão e por tubulações de combustível de alta pressão para o distribuidor do combustível (Rail), sendo posteriormente encaminhado para os respectivos cilindros pelas válvulas de injeção de alta pressão elétricas conectadas. A pressão do combustível no circuito de alta pressão é monitorada pelo módulo de comando do motor e é regulada entre 50 e 350 bar, de acordo com a respectiva configuração do sistema.
Consoante o fabricante automotivo e o tipo de motor, podem estar instalados diferentes tipos e modelos de bombas de alta pressão. Neste caso, distingue-se entre bombas de êmbolos radiais, bombas de êmbolos axiais e bombas em linha, que podem ser equipadas com um ou vários elementos de bombagem. Devido aos diversos conceitos de acionamento, a bomba pode ser lubrificada pelo combustível ou pelo óleo do motor.
Independentemente do tipo ou modelo, a bomba do combustível de alta pressão tem a função de comprimir o combustível fornecido na pressão necessária para as válvulas de injeção e de o disponibilizar no distribuidor do combustível (Rail). Devido ao fato de a bomba de alta pressão ser acionada mecanicamente pela árvore de comando de válvulas, a capacidade de vazão da bomba é proporcional à rotação do motor.
A pressão do combustível é monitorada por um sensor de pressão do módulo de comando e é regulada por uma válvula de comando do débito que está instalada na bomba. Este regulador da pressão do combustível é diretamente montado na bomba de alta pressão. Ele mede a alimentação da bomba de alta pressão e regula, assim, seu desempenho.
Graças a este tipo de regulação, baseado na necessidade real, é garantida uma produção de alta pressão na bomba, exclusivamente conforme a necessidade.
Elevados esforços mecânicos, elevadas pressões do combustível, falta de lubrificante e oscilações da temperatura favorecem o desgaste e podem dar origem a falhas na bomba de alta pressão.
Uma bomba de alta pressão com defeito tem que ser sempre substituída!
O fabricante não prevê o reparo do equipamento.
Antes de montar uma nova bomba, é necessário controlar o acionamento da bomba, o tucho roletado e a árvore de comando de válvulas relativamente a danos e ao funcionamento perfeito. Os componentes com defeito devem ser trocados.
O funcionamento da bomba de combustível de alta pressão é monitorado pelo respectivo módulo de comando do motor supraordenado. Eventuais falhas na pressão do sistema são identificadas pelos sensores de pressão e registradas na memória de falhas do módulo de comando. Utilizando um equipamento de diagnóstico adequado, é possível proceder à leitura dos códigos de falha e dos parâmetros do sistema e usar esses dados para uma detalhada detecção de erros. Uma falha relevante no sistema apenas é sinalizada ao motorista através da ativação da luz de controle do motor no painel de instrumentos.
Os seguintes avisos de diagnóstico são, por exemplo, exibidos em diferentes veículos.
Antes de iniciar o diagnóstico do módulo de comando, recomenda-se que, em uma primeira fase da detecção de erros, seja realizado um controle visual nos vários componentes do sistema. Assim, é possível detectar e eliminar prematuramente vazamentos nas tubulações de combustível ou defeitos em conexões por engate nos sensores.
Nessa função é possível consultar e excluir os códigos de falhas registrados na memória de falhas. Além disso, é possível acessar as informações sobre o código de erro.
Neste exemplo prático foi desconectada a conexão por engate elétrica na válvula reguladora da pressão do combustível, causando o registro do código de falha P2294 na memória de falhas.
Código de falha P2294 — Regulador da pressão do combustível/ Válvula eletromagnética
Para controlar e avaliar as pressões do sistema, deve-se consultar primeiro os parâmetros dos sensores de alta e baixa pressão no módulo de comando.
A fim de reduzir possíveis causas de falhas, os valores reais exibidos podem ser comparados com os valores nominais dos fabricantes automotivos.
O controle do circuito de alta pressão é sempre e apenas realizado após um controle do circuito de baixa pressão, sem detecção de possíveis falhas.
O sensor de baixa pressão do combustível está diretamente instalado na tubulação de alimentação da bomba de alta pressão e envia seu sinal para o módulo de comando do motor.
Com base nestas informações, o módulo de comando do motor pode calcular a baixa pressão necessária e encaminhar o sinal para o módulo de comando da bomba do combustível, para o comando da bomba com base na demanda.
Se o sensor estiver com defeito, a bomba do combustível é comandada com um valor predefinido pelo módulo de comando do motor e a pressão é aumentada em conformidade. A bomba do combustível não é comandada, se o módulo de comando da bomba do combustível estiver com defeito.
O sensor de alta pressão do combustível está enroscado no distribuidor (Rail) e envia seu sinal para o módulo de comando do motor. No módulo de comando do motor são avaliados os dados e a alta pressão é ajustada em conformidade através da válvula de regulação de alta pressão.
O diagnóstico do módulo de comando foi exemplificado, recorrendo a um equipamento de diagnóstico mega macs 77. A profundidade de verificação e a diversidade de funções podem variar consoante o fabricante do veículo e dependem da configuração do sistema do módulo de comando.
Se, durante a leitura dos valores no módulo de comando forem detectados valores implausíveis, é possível realizar controles adicionais. Os controles seguintes foram efetuados exemplarmente em um Golf V 1,6 TSI.
Neste caso, o manômetro deve ser conectado na tubulação de alimentação do combustível da bomba de alta pressão. Para isso, deve-se soltar a conexão da mangueira no bocal de baixa pressão da bomba de alta pressão e montar o manômetro. Em seguida, ligar o motor e deixar a trabalhar em marcha lenta. Segundo as instruções do fabricante, a pressão do combustível deve situar-se entre os 4,0 e 7,0 bar. A pressão pode variar consoante o estado de funcionamento e a rotação do motor. Contudo, a pressão não deve descer abaixo dos 4,0 bar na marcha lenta.
Conectar o manômetro, conforme descrito no controle de baixa pressão e ligar o motor até a pressão de operação ser atingida. Desligar o motor. Fechar as tubulações flexíveis da bomba de alta pressão. Isso pode ser feito com um alicate de pressão ou um válvula de fechamento no manômetro. Após cerca de 10 minutos, a pressão deve ser de aprox 3,0 bar.
Desconectar a tubulação de alimentação do combustível na bomba de alta pressão, fechar e posicionar um copo de medição adequado. Desconectar a conexão elétrica na bomba do combustível. Criar uma alimentação elétrica separada à bateria do veículo, usando um cabo, um interruptor e um fusível. Ligar a bomba até ser estabelecida a pressão. Abrir o alicate ou a válvula de fechamento e iniciar a medição.
Se o valor nominal não for alcançado
Consoante o estado de operação, o valor nominal da alta pressão do sistema do combustível se situa entre 40–120 bar.
O sistema de combustível está sob pressão ou alta pressão.
Se, no âmbito dos trabalhos de reparo, for necessário trocar a bomba de combustível de alta pressão, é essencial prestar atenção aos avisos de segurança e de reparo do fabricante do produto e do veículo!
Não ajuda em nada
Muito útil