Aviso importante de segurança
As seguintes informações técnicas e dicas práticas foram elaboradas pela HELLA, com o intuito de apoiar as oficinas profissionalmente nos trabalhos do dia a dia. As informações disponibilizadas neste web site apenas devem ser utilizadas por pessoal especializado e devidamente qualificado.
Em primeiro lugar, o veículo é preparado: esses trabalhos de preparação incluem o posicionamento do veículo no local de regulação dos faróis devidamente preparado e equipado, a conexão de um carregador de baterias e um controle visual e de funcionamento.
Em seguida, é realizado o alinhamento do aparelho de regulação dos faróis com o veículo.
No SEG IV, o aparelho é corretamente posicionado em relação ao respectivo elemento luminoso, usando o apontador laser (no caso de faróis duplos é necessário um reposicionamento para a luz baixa/luz alta, respectivamente).
No Mercedes W 212, a pré-inclinação necessária é indicada no pilar B. No exemplo, ela é de 1 %.
No SEG IV a respectiva pré-inclinação é ajustada com o botão giratório. No SEG V a pré-inclinação é automaticamente assumida pelo aparelho, após a seleção do tipo de veículo.
Segue-se a iniciação da medição da luz baixa.
No SEG IV, o resultado da luz baixa pode ser consultado na escala analógica.
No SEG V o resultado é apresentado digitalmente. No exemplo, a distribuição da luz está OK.
Em seguida, é executada a medição da luz alta. Também aqui, o resultado da medição exemplar está correto.
Em nossas medições supraindicadas os resultados estavam perfeitos. Mas qual é o aspeto dos resultados que divergem do valor nominal? Disponibilizamos uma sinopse, tendo como base uma medição da luz baixa com o SEG IV.
No primeiro exemplo, o farol está regulado demasiado embaixo e demasiado para a esquerda. Esse desajuste pode ser verificado pelo fato de a linha de medição estar abaixo da linha de referência e apresentar um deslocamento em relação ao centro.
No segundo exemplo, o farol está regulado demasiado em cima e demasiado para a direita. O limite claro/escuro está acima da linha de referência e apresenta igualmente um deslocamento em relação ao centro.
Em ambos os casos os faróis teriam de ser reajustados até cumprirem os valores de referência.
Ambos os modelos SEG IV e SEG V permitem, paralelamente à medição da distribuição da luz, uma medição dos valores Lux gerados pelo farol. Dessa forma é possível avaliar, com fiabilidade, se o valor máximo de ofuscamento da luz baixa é excedido e se a iluminância mínima da luz alta é atingida ou se a iluminância máx. é excedida.
Não ajuda em nada
Muito útil