Assistente de luz alta

Aqui você encontra informações importantes e dicas úteis relacionadas com a temática do assistente de luz alta, no segmento dos faróis de veículos.

A luz alta ilumina otimizadamente a pista de rolamento na escuridão. Porém, essa função de luz é usada muito raramente, de modo a não ofuscar os utentes que circulam no sentido contrário e que circulam na frente do veículo. Os assistentes de luz alta apoiados por câmeras solucionam esse problema. Nessa página você pode descobrir o modo de funcionamento dos novos sistemas de assistentes de luz e o que se deve ter em atenção durante a verificação e regulação dos mesmos. Além disso, você pode consultar aqui a causa da orla azul nos novos sistemas de faróis.

Aviso de segurança importante
As seguintes informações técnicas e dicas práticas foram elaboradas pela HELLA, com o intuito de apoiar as oficinas profissionalmente nos trabalhos do dia a dia. As informações disponibilizadas nesse site somente devem ser usadas por pessoal especializado e devidamente qualificado.

 

ASSISTENTE ADAPTATIVO DE LUZ ALTA: PRINCÍPIOS BÁSICOS

Um desenvolvimento do sistema AFS com distribuições de luz estáticas é a combinação desse sistema com uma câmera e respectivo processamento de imagens. O primeiro passo para essa combinação é o limite claro/escuro adaptativo (aHDG):

 

Através de uma câmera no para-brisa são detectados veículos que circulam em sentido contrário e na frente do veículo, e os faróis são comandados de forma que o feixe de luz termine antes desses veículos. Assim, o alcance da luz baixa pode ser aumentado dos atuais 65 m até cerca de 200 m (linha 3 Lux). Se a estrada estiver desimpedida o sistema comuta para a luz alta, assegurando as melhores condições de visão para o motorista em todas as situações. Além disso, a informação do ângulo vertical dos objetos relevantes no campo de visão da câmera pode ser usada para obter informações sobre a topografia da rota, de modo que a iluminação seja adicionalmente melhorada em terrenos irregulares, com alturas e profundidades. O ajuste do alcance possível dos faróis se baseia no controle do nível de ofuscamento dos outros utentes da estrada. Assim, é excluída a possibilidade de ofuscamento e é disponibilizada a distribuição máxima da luz baixa.

LUZ ALTA ANTI-OFUSCAMENTO COM LIMITE CLARO/ESCURO VERTICAL (vHDG): FUNCIONAMENTO

O princípio é simples: dirigir o veículo com a luz alta continuamente ligada.

 

A luz baixa convencional representa um compromisso. Essa se destina a minimizar o ofuscamento de outros utentes da estrada e, ao mesmo tempo, proporcionar ao motorista a melhor iluminação possível da pista de rolamento. Mas a velocidades mais altas e em estradas sinuosas, a iluminação oferecida por uma luz baixa convencional não é ideal.

 

A "luz alta anti-ofuscamento“ segue o princípio de uma luz alta permanentemente ligada, sem que o motorista tenha que estar preocupado com o ofuscamento do tráfego que circula em sentido contrário.

Identificação de veículos por câmera

Através de uma câmera localizada atrás do para-brisa, os veículos que circulam em sentido contrário e os veículos que seguem na sua frente são detectados pela sua iluminação até uma distância de 850 m (dependendo do fabricante do veículo). Em combinação com um sistema eletrônico de avaliação, a câmera é capaz de registrar e avaliar vários aspectos visuais da situação do tráfego e identificar perigos, a fim de reagir a novas situações.

Funcionamento da luz alta anti-ofuscamento

Os faróis são controlados com base nos dados de imagem da câmera, de modo a que os usuários da estrada em perigo de ofuscamento sejam automaticamente protegidos da distribuição dos feixes da luz alta. O resultado é um "túnel de luz" no qual o veículo detectado permanece na escuridão e a intensidade da luz não é superior a um lux. Esse túnel pode até mesmo seguir dinamicamente o veículo detectado e é de tamanho variável. A área diretamente na frente do veículo está permanentemente iluminada por uma distribuição da luz semelhante à da luz baixa.

Com base nos dados da câmera e no controle inteligente dos faróis, a distribuição da luz se adapta automaticamente à situação do tráfego, de modo a que a distribuição da luz alta seja mantida para o motorista, o que significa um aumento significativo do alcance visual em comparação com a luz baixa normal. Isso permite identificar mais rapidamente fontes de perigo e evitar acidentes.

VERIFICAR E AJUSTAR O ASSISTENTE DE LUZ ALTA: DICAS PARA A OFICINA

Existem diversas variantes de manutenção da luz alta com sistemas de assistência integrados. Dependendo do fabricante e do modelo, os sistemas clássicos são ajustados em conjunto com a luz baixa ou separadamente, de acordo com as especificações do fabricante. Os novos sistemas de faróis de última geração são ajustados através de equipamentos de diagnóstico, juntamente com o respectivo módulo de comando.

Nesse sistema de farol, a distribuição da luz alta é assegurada por 25 LEDs individuais. Cada um desses LEDs pode ser ligado e desligado separadamente. Para verificar ou ajustar esse sistema de farol é igualmente necessário recorrer a um equipamento de diagnóstico. Após concluir os preparativos no veículo, com o equipamento de diagnóstico é ligado um único LED, o "Master LED". A avaliação é realizada com base na posição da distribuição da luz. Figura 1 mostra a posição correta do limite claro/escuro interno, na linha zero da tela de controle. Se for detectado um desvio dessa posição (figura 2) é necessário transferir o valor de correção (distância em relação à linha zero) para o respectivo módulo de comando, usando um equipamento de diagnóstico. As figuras mostram o farol esquerdo. A avaliação do farol direito deve ser realizada da mesma forma.

Resumo dos fatos decisivos

Durante a verificação e regulagem das distribuições de luz em faróis modernos têm que ser considerados alguns pontos fundamentais. Somente uma interpretação correta da distribuição de luz permite uma regulagem correta. Assim, os conhecimentos técnicos necessários são fundamentais nessa área. Especialmente no que concerne a sistemas de assistência de luz alta é fundamental respeitar as instruções dos respectivos fabricantes. Também o cumprimento das tolerâncias da superfície de apoio do veículo e do aparelho de ajuste dos faróis é fundamental. O equipamento profissional necessário também desempenha um papel importante, pois somente com o auxílio de um equipamento de diagnóstico e um aparelho de ajuste de faróis adequado é possível controlar e ajustar corretamente os sistemas de iluminação modernos.

Até que ponto este artigo é útil para si?

Não ajuda em nada

Muito útil

Diga-nos do que não gostou.
Obrigado! Mas antes de sair!

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito do HELLA TECH WORLD e mantenha-se atualizado com os vídeos técnicos mais recentes, conselhos sobre reparos de automóveis, treinamentos, campanhas de marketing e dicas de diagnóstico.

Mostrar informações adicionais em nosso boletim informativo Ocultar informações adicionais em nosso boletim informativo

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito do HELLA TECH WORLD e mantenha-se atualizado com os vídeos técnicos mais recentes, conselhos sobre reparos de automóveis, treinamentos, campanhas de marketing e dicas de diagnóstico.

Juntos, podemos colocar os carros de volta na estrada rapidamente!

Importante:
ocê só será inscrito na newsletter após clicar no link de confirmação no e-mail de notificação que receberá em breve!

Proteção de dados | Cancelar inscrição

Importante:
Você só será inscrito na newsletter após clicar no link de confirmação no e-mail de notificação que receberá em breve!

Data protection | Cancelar inscrição

Quase lá!

Tudo o que você precisa fazer é confirmar sua inscrição!
Enviamos um e-mail para your email address.

Verifique sua caixa de entrada e clique no link de confirmação para começar a receber atualizações do HELLA TECH WORLD

E-mail errado ou nenhuma confirmação recebida?
Clique aqui para entrar novamente.