Freio de mão com defeito
Aqui você poderá encontrar informações básicas úteis e dicas valiosas relacionadas à avaliação de danos no freio de estacionamento.
Aviso importante de segurança
As seguintes informações técnicas e dicas práticas foram elaboradas pela HELLA, com o intuito de apoiar as oficinas profissionalmente nos trabalhos do dia a dia. As informações disponibilizadas neste web site apenas devem ser utilizadas por pessoal especializado e devidamente qualificado.
O freio de mão, também designado por freio de estacionamento, tem a função de proteger um veículo parado ou estacionado contra um possível descolamento sem a presença do motorista. No freio de mão mecânico, acionando a alavanca do freio de mão com a força do motorista, a força de frenagem é transmitida aos freios das rodas do eixo traseiro através de cabos.
Uma eventual falha no cabo do freio de mão pode ser primeiramente detectada pela falha do freio de estacionamento.
As seguintes instruções de reparo são ilustradas exemplarmente em um Mazda 6, mas podem também ser aplicadas a outros modelos do mesmo tipo. Em nosso exemplo, a alavanca do freio de mão não pode ser acionada. O freio de serviço do eixo traseiro trabalha sem problemas e apresenta valores de frenagem satisfatórios no dinamômetro para teste de freio.
Em nosso vídeo, mostramos-lhe como controlar o freio de mão relativamente a erros e como substituir corretamente o cabo do freio de mão, usando um Mazda 6, como exemplo.
Para identificar a causa da falha, controlar agora todos os componentes do freio de estacionamento.
Aqui foram identificados danos nas guarnições de proteção contra poeira dos cabos de aço (figura 1).
Para um diagnóstico mais detalhado, afrouxar o cabo do freio de mão
Em seguida, controlar a mobilidade da alavanca de acionamento do freio de mão nas pinças do freio traseiras
A alavanca do freio de mão e a alavanca de acionamento nas duas pinças do freio estão liberadas e não apresentam defeitos visíveis.
Para desmontar o conjunto do cabo do freio de mão, executar os seguintes trabalhos
Após a desmontagem foi possível atribuir claramente a causa ao cabo do freio de mão. Já não era possível deslocar o cabo de aço no cabo Bowden. A corrosão e sujeira interna provocaram falhas no funcionamento (figura 2).
Antes de montar e ajustar o novo cabo do freio de mão, os dispositivos de ajuste mecânicos nas duas pinças do freio do eixo traseiro devem ser primeiramente controlados e repostos. Um ajuste correto do freio de estacionamento somente é possível se os cabos Bowden/do freio de estacionamento e todas as peças móveis do freio de estacionamento estiverem operacionais e funcionarem suavemente.
Para isso, desmontar a pinça do freio e acionar a alavanca mecânica na pinça do freio até o êmbolo do freio abrir ligeiramente. Após um controle bem-sucedido, girar o êmbolo totalmente para trás com uma ferramenta de reposição (figura 3).
No âmbito dessa tarefa, todos os demais componentes, tais como as sapatas do freio ou os pinos guia, também devem ser controlados relativamente a desgaste e funcionalidade. Os componentes desgastados ou com defeito devem ser substituídos.
Completar as pinças do freio e montar novamente. Em seguida, colocar os êmbolos do freio na posição de trabalho, bombeando ligeiramente o pedal.
Montar novamente o novo cabo do freio de mão na ordem inversa.
O curso da alavanca do freio de mão deve ser ajustado de modo a alcançar um bloqueio do freio entre o ponto de fixação 4–7.
A luz de controle deve agora brilhar. As rodas têm agora que girar livremente e os freios das rodas traseiras não podem friccionar.
Depois de realizado o ajuste básico, deixa de ser necessário um reajuste do freio de mão devido ao reajuste automático nas pinças do freio da roda traseira.
Em seguida, controlar a eficácia do freio de mão no dinamômetro para teste de freio.
Nesse contexto, observar as instruções de manutenção e de reparo dos respectivos fabricantes de veículos!
Não ajuda em nada
Muito útil