Lavar o sistema de arrefecimento
Aqui, você poderá encontrar informações básicas e dicas úteis sobre a lavagem do sistema de arrefecimento em veículos, a limpeza do ar do radiador e o controle do sistema de arrefecimento quanto à estanqueidade.
Aviso importante de segurança
As seguintes informações técnicas e dicas práticas foram elaboradas pela HELLA, com o intuito de apoiar as oficinas profissionalmente nos trabalhos do dia a dia. As informações disponibilizadas neste web site apenas devem ser utilizadas por pessoal especializado e devidamente qualificado.
No caso de impurezas no líquido de arrefecimento, é necessário escoar o líquido de arrefecimento e lavar o sistema de arrefecimento.
Impurezas podem ser:
Conforme o grau de sujeira, o sistema de arrefecimento deve ser limpo com água quente ou também com um líquido de lavagem especial. Consoante o fabricante do veículo e sintomas, existem diferentes métodos de lavagem. Assim, por exemplo, a Audi prescreve a lavagem com um líquido especial, se for detectada uma coloração marrom-avermelhada no líquido de arrefecimento e uma perda da capacidade de aquecimento. Durante esse processo de lavagem múltiplo, é necessário desmontar o termostato e medir a capacidade de aquecimento antes e após a lavagem.
A Opel adverte, por exemplo, nos modelos Corsa B, Vectra B e Omega B até ao ano de modelo 1997, para o fato de que um radiador obstruído pode ser a causa para uma temperatura excessiva do motor. Nesse caso, deve-se lavar com água quente (> 50 °C) e, para além do radiador, as peças de transporte do líquido de arrefecimento (trocador de calor, cabeçote, etc.) também devem ser substituídas. O grau de impurezas e as especificações dos fabricantes de veículos definem o processo a aplicar e o fluido de lavagem. Em todo o caso, deve ser tido em atenção que, devido ao tipo de construção (p. ex., tubo plano) dos sistemas de arrefecimento modernos, não é possível proceder à lavagem de todos os componentes e, assim, eles têm que ser substituídos.
Isso se aplica especialmente aos seguintes componentes:
Se não for mais possível avaliar o nível do líquido de arrefecimento no reservatório de expansão devido à sujeira (óleo, ferrugem), deve-se proceder à substituição do mesmo. O termostato e a tampa de fechamento devem ser sempre substituídos. Durante o uso de detergentes especiais para sistema de arrefecimento, deve ser tido em atenção que os mesmos não sejam agressivos para os materiais de vedação, não contaminem o solo e não sejam evacuados através do separador de óleo. Os produtos de limpeza devem ser coletados juntamente com o líquido de arrefecimento e descartados separadamente. Após a lavagem, o sistema deve ser reabastecido com líquido de arrefecimento, conforme as especificações do fabricante de veículos, o ar deve ser retirado e deve ser controlada a estanqueidade e o funcionamento.
O sistema de arrefecimento é lavado com uma solução química, de modo a eliminar eventuais impurezas,
03:21 min
Bolhas de ar no sistema de arrefecimento de veículos motorizados são atualmente um problema transversal. Essas bolhas de ar são causadas pelo posicionamento do radiador ou do reservatório de expansão ao nível do motor ou até por baixo do mesmo. Desse modo, a limpeza completa do ar do sistema de arrefecimento, após um reparo ou uma substituição do líquido de arrefecimento, pode ser um verdadeiro desafio. Bolhas de ar no sistema de arrefecimento reduzem significativamente a circulação do líquido de arrefecimento e podem causar o superaquecimento do motor e danos materiais daí resultantes.
Uma solução para o problema consiste no aparelho de enchimento a vácuo do radiador. Com esse aparelho, é possível:
O aparelho de enchimento Airlift é conectado ao radiador ou ao reservatório de compensação através do respectivo adaptador. Em seguida, é conectada uma mangueira de ar comprimido, com a qual você costuma operar suas ferramentas a ar comprimido. Através de uma válvula especial, é realizada a evacuação do sistema de arrefecimento e é produzido um vácuo elevado. Em seguida, a mangueira de aspiração é conectada e, através de um reservatório de líquido de arrefecimento limpo (balde, etc.), a nova mistura de água limpa e anticongelante é abastecida. Com o auxílio do manômetro, que mede o vácuo no Airlift, é possível controlar simultaneamente a estanqueidade do sistema completo.
Para o controle do sistema de arrefecimento relativamente a vazamentos, é recomendado o uso de um aparelho de teste de pressão. O sistema de arrefecimento é pressurizado com uma bomba manual. Através da observação do manômetro de pressão, é possível identificar um possível vazamento no sistema de arrefecimento, em caso de queda da pressão. Usando um adaptador universal ou específico do modelo, é possível adaptar a bomba rapidamente a quase todos os veículos de passageiros, veículos pesados e máquinas agrícolas e de construção.
Para vazamentos de difícil detecção, é possível abastecer o sistema de arrefecimento previamente com agente de contraste.
Localização de um vazamento no sistema de arrefecimento, usando um conjunto de testes de pressão,
01:38 min
As imagens ilustram danos típicos causados por diversos motivos.
Não ajuda em nada
Muito útil