"Criança morre de insolação após ser esquecida no carro" — provavelmente já se deparou com um título trágico como este durante os meses de verão. Uma coisa é certa para nós: A segurança dos ocupantes dos veículos, e especialmente a dos passageiros mais jovens, deve ser uma prioridade para todos os intervenientes da indústria automóvel. Damos o exemplo e estamos constantemente à procura de formas de proteger os condutores e os passageiros da melhor forma possível. Com a função Child Presence Detection queremos agora apresentar-lhe uma novidade na nossa gama de produtos OE: a nossa nova função de segurança relevante para o NCAP (European New Car Assessment Programme). Esta tem a tarefa de prevenir a insolação e a morte de crianças sem vigilância em carros estacionados. O sistema de deteção precoce de crianças utiliza o nosso sistema Smart Car Access, desenvolvido para o setor OE, que utiliza tecnologia de banda ultralarga (UWB) para a comunicação.
Os automóveis são compostos por metal e por materiais sintéticos ou couros que atraem o calor e o conservam no seu interior. Consequentemente, a temperatura no habitáculo pode aumentar rapidamente e criar um ambiente inseguro para todos os ocupantes, especialmente para as crianças. Os bebés não regulam a temperatura corporal da mesma forma que os adultos e são, por isso, mais suscetíveis aos efeitos do calor. Todos os anos, crianças morrem de insolação no interior de veículos. Esta situação é inaceitável. Por isso, realizámos testes com centenas de crianças e treinámos a IA com muitos cenários diferentes para que a Child Presence Detection seja altamente eficaz em habitáculos.
O sistema de deteção precoce de crianças utiliza âncoras UWB no habitáculo da viatura, para identificar se crianças ou bebés foram deixados sozinhos no veículo — recorrendo à deteção de sinais vitais, como a frequência respiratória e os padrões de movimento dos ocupantes. No caso de ser detetada a presença de uma criança, os pais recebem um alarme no seu dispositivo móvel passados apenas alguns segundos.
Para implementar a função Child Presence Detection, podem ser utilizadas as âncoras UWB do sistema Smart Car Access já presentes no veículo. Prático: não é necessário hardware adicional. A função pode ser instalada na última geração de produtos através de uma atualização do software. Isto não só é bom para a carteira, mas também para o ambiente: os custos com material, serviços logísticos e de integração são significativamente reduzidos e as emissões de CO2 diminuídas.
Para aqueles que gostariam de se informar rapidamente sobre o Euro NCAP, aqui vai uma pequena explicação: o European New Car Assessment Program é um programa que visa a proteção dos consumidores, avaliando a segurança dos veículos ligeiros de passageiros. Este é composto por um consórcio de ministérios europeus dos transportes, clubes de automóveis, associações de seguros e institutos de investigação. Além da "Proteção dos ocupantes adultos", dos "Utentes da estrada desprotegidos" e dos "Sistemas de assistência", as categorias de avaliação incluem também a "Segurança infantil". Para obter a classificação mais elevada possível na avaliação NCAP, todos os veículos novos na Europa e nos EUA terão de dispor de série de um sistema de proteção para crianças, a partir de 2025. Com a Child Presence Detection, a FORVIA HELLA lança esta função apoiada por UWB, pela primeira vez em todo o mundo.
Mas o sistema Smart Car Access pode fazer ainda mais: graças à banda ultralarga, o automóvel pode ser aberto, fechado e o motor pode ser ligado — tudo isto sem ter de pegar no smartphone. Através de uma medição de alta precisão em tempo real, a tecnologia UWB integrada também protege o veículo contra ataques de relé, ou seja, a abertura de um veículo através da extensão da frequência de rádio.
Além disso, continuamos a desenvolver e aperfeiçoar o sistema Smart Car Access. Por exemplo, estão planeadas novas soluções para proteger contra a entrada não autorizada no veículo, bem como novas funções de conveniência, como a abertura do porta-bagagens sem usar as mãos. Além disso, estamos também a trabalhar com o Car Connectivity Consortium (CCC), um grupo líder de fabricantes de automóveis e de fabricantes de eletrónica de consumo, para melhorar o acesso aos veículos através de um sistema normalizado de chaves digitais. Esta cooperação é fundamental para impulsionar a integração de veículos inteligentes e de tecnologias móveis, com ênfase na normalização, certificação e conectividade segura.