A velocidade no velocímetro aumenta cada vez mais, o motor ruge, a traseira derrapa, o carro “drifta” controladamente pela curva — um drift perfeito a uma velocidade de 231,66 km/h! Ao volante do BMW E92 está Bartosz Ostalowski, o único condutor profissional do mundo que conduz com os pés. Com esta manobra ousada, Bartosz Ostalowski faz história no desporto motorizado: Bartosz estabelece um Recorde Mundial do Guinness na categoria do drift mais rápido do mundo, com um veículo conduzido com o pé!
É sobre quatro rodas e com muitos cavalos que Bartosz Ostalowski se sente em casa. O seu lema: "Impossível" não é opção. Bartosz compete com sucesso no Campeonato Polaco de Drift e nas ligas europeias com condutores sem mobilidade reduzida. Em 2019, terminou em 3.º lugar na classificação geral da classe DMP PRO2, ganhando o título de Vice-Campeão de Drift da Polónia. "A procura e superação de novos desafios motivam-me. Ao longo de toda a minha vida, tento superar diversas barreiras. Desta vez, o meu objetivo era quebrar o limite de velocidade e estabelecer um Recorde Mundial do Guinness", explica Bartosz Ostalowski.
O seu drift espetacular destrona Jakub Przygoński, o anterior polaco detentor do recorde para o drift mais rápido. Na sua tentativa de bater o recorde mundial, Bartosz Ostalowski bateu Przygoński por 13,96 km/h, garantindo assim o título. "Estou extremamente feliz por ter atingido o meu objetivo! A esta velocidade sente-se todas as irregularidades do piso — tudo é muito rápido. Esta é uma experiência que não pode ser comparada a mais nada. Estou orgulhoso porque provei, uma vez mais, que existe um enorme potencial em cada um de nós, que nos permite ter sucesso", diz Bartosz Ostalowski.
O cenário da tentativa bem-sucedida do recorde mundial foi o aeródromo Piła na Polónia. Aqui existe uma pista de 2 quilómetros de comprimento e 60 metros de largura, que permite velocidades elevadas e garante as condições de segurança necessárias. Para o registo da velocidade e do ângulo de inclinação foram utilizados dispositivos de medição de alta precisão — afinal de contas, o drift espetacular tinha de ser documentado sem qualquer sombra de dúvidas. Mas obviamente, Bartosz Ostalowski não só precisava de uma pista adequada para o seu desafio, mas também de um veículo adequado. Sob o capô do seu BMW, de nome "Fury", está um potente motor LS3 V8 de 7 litros com 2 turbocompressores, debitando 1000 CV e um binário máximo de 1280 Nm. Para a transmissão da força bruta na estrada, é utilizada uma transmissão automática 8HP90 ZF com controlo individual.
Bartosz Ostalowski foi apoiado, entre outros, pela HELLA na tentativa de estabelecimento de um novo recorde. "Testemunhar a tentativa recorde ao vivo foi impressionante, porque não esperava assistir a tais velocidades. Foi pura loucura! Bartosz mostrou-nos que a “normalidade” é sobrevalorizada e que vale a pena nadar contra a corrente", diz Marcin Rozner, Product Marketing Manager na HELLA Polónia.