A pressão dos pneus é um fator de segurança importante durante a condução. Os danos mais recorrentes nos pneus devem-se à perda gradual de pressão, frequentemente detetada pelos condutores numa fase demasiado tardia.
Uma pressão dos pneus demasiado baixa resulta ainda num maior consumo de combustível e num comportamento de condução irregular. Associado a isso está também um aumento da temperatura dos pneus e um maior desgaste. Como consequência de uma pressão dos pneus demasiado baixa, estes podem rebentar repentinamente. Isso representa um enorme risco de segurança para todos os ocupantes da viatura. É por esse motivo que os sistemas de controlo da pressão dos pneus (TPMS) são obrigatórios para todos os veículos novos na UE, desde novembro de 2014.
Com os sensores de controlo da pressão dos pneus alimentados por bateria, a HELLA oferece um produto de segurança fiável e de alta qualidade. Estes estão diretamente montados na jante do veículo e medem a temperatura, bem como a pressão dos pneus. O valor medido da pressão dos pneus é remotamente transmitido ao módulo de comando da pressão dos pneus. Caso seja registada uma perda de pressão, este emite uma mensagem de aviso ótica/acústica através da unidade de indicação.
Complementarmente aos sensores de controlo da pressão dos pneus, específicos para os diversos veículos, a HELLA disponibiliza agora o seguinte sensor universal em diversas variantes. Compatível com um vasto leque de aplicações. Importante: No caso dos sensores universais, é necessário transferir o protocolo para o sensor, utilizando uma ferramenta.